Renato Terzi relata sua história durante apresentação de TCCs da residência médica em Cirurgia

Enviado por Edimilson Montalti em Tue, 06/02/2018 - 14:58

Os médicos-residentes da área de cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp apresentaram, na manhã dessa sexta-feira (2), seus trabalhos de conclusão de curso (TCC). O evento marca o fim da residência médica em 11 especialidades cirúrgicas. A apresentação de TCCs é obrigatória desde 2012 para os médicos-residentes.

Ao todo, 45 trabalhos de conclusão de curso foram apresentados dentro da programação da VI Assembleia Cirúrgica, ocorrida no anfiteatro 1 da FCM. O evento foi organizado pelo Departamento de Cirurgia com o apoio da Comissão de Residência Médica (Coreme) da FCM. (Veja a lista de trabalhos apresentados).

A abertura do evento foi conduzida pelo diretor-associado da FCM, Roberto Teixeira Mendes e pelo chefe do Departamento de Cirurgia, Cláudio Coy. A VI Assembleia Cirúrgica contou também com a palestra proferida por Renato G. Giovanni Terzi, professor emérito da Unicamp.

Terzi relatou fatos que marcaram sua carreira – sua vinda de Ribeirão Preto à Unicamp, a cirurgia de emergência feita em Zeferino Vaz contada no livro O Mandarim, e as inovações no campo da medicina intensiva que ele trouxe do exterior, entre tantos outras reflexões.

“Aprendemos com a vida, às vezes dura, e não na sala de aula. A medicina intensiva exige uma equipe multidisciplinar. Devemos ter sempre ideais elevados e passá-los às novas gerações”, disse Terzi aos novos médicos.

Ricardo Mendes Pereira, coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme) da FCM, relembrou que o Departamento de Cirurgia foi o primeiro que encampou o dia da apresentação dos TCCs e que hoje é uma rotina na grande maioria dos Departamentos. "Em decorrência dessa atividade, a Coreme criou o Mestrado Profissional em Residência Médica junto com a Comissão de Pós-Graduação da FCM", disse Ricardo.