Professores da FCM participam da atualização de lista das doenças relacionadas ao trabalho

Enviado por Edimilson Montalti em Wed, 09/09/2020 - 08:49

Fui publicado no dia 28 de agosto no Diário Oficial da União a lista atualizada de doenças relacionadas ao trabalho. Essa atualização acontece depois de 21 anos da primeira versão, publicada em 1999. A Unicamp teve participação na atualização da lista, por meio dos professores Sérgio de Lucca e Márcia Bandini, ambos especialistas em medicina do trabalho e professores do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.

“Uma lista atualizada é a base para melhorarmos as notificações dos agravos e doenças relacionados ao trabalho. Essa atualização interessa a todos os profissionais de saúde, especialmente para aqueles que atuam no campo da Saúde do Trabalhador”, diz Bandini.

As principais alterações são:

Na primeira versão da lista constavam 182 doenças, e na atualização, 347 doenças passam a ser reconhecidas como relacionadas ao trabalho. No Capítulo I – Doenças infecciosas e parasitárias havia 32 doenças listadas, e agora, passam a ser reconhecidas 71 doenças com possível nexo com o trabalho.

No Capítulo II, sobre as neoplasias, na primeira versão constavam 14, e agora, passam a ser reconhecidas 50 doenças. No capítulo V, transtornos mentais relacionados ao trabalho, havia 11 doenças, e na atualização passam a ser reconhecidas 50 com estabelecimento de relação de nexo com o trabalho.

“A Covid-19 está presente na nova lista, o que demonstra a atenção das instâncias do Sistema Único de Saúde com as questões atuais e que dizem respeito às emergências em Saúde Pública”, ressalta a médica do trabalho da FCM.

Veja aqui a lista completa com as novas modificações.