Pós-graduandos em Ciências da Cirurgia da FCM visitam Universidade Livre de Amsterdã

Enviado por Edimilson Montalti em Fri, 14/12/2018 - 14:25

Visita objetivou o restauro do movimento e desempenho esportivo de pessoas com deficiência

Alunos de doutorado e mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciências da Cirurgia (PGCC) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, os fisioterapeutas Letícia Vargas de Almeida e Bruno de Sousa Donato, estiveram em Amsterdã (Holanda), no mês passado, para uma visita técnica de 10 dias, na Universidade Livre de Amsterdã (VRIJRE), dentro do contexto de realização do projeto temático “Modelagem biomecânica e coleta de dados para avaliação clínica associada às inovações tecnológicas no restauro do movimento e desempenho esportivo de pessoas com deficiência”, desenvolvido concomitantemente pela FCM da Unicamp, VRIJRE e Universidade de São Paulo (USP).

No período em que estiveram na VRIJRE, de 11 a 23 de novembro, Letícia e Bruno participaram de um cronograma intenso de atividades nos centros de pesquisas e reabilitação READE: Rehabilitation Centrum e HVA Dr. Meurerhuis proposto pelo professor da Faculdade de Ciências Comportamentais e do Movimento, Thomas W.J. Janssen, especialista em reabilitação, lesão da medula espinal e esportes adaptados.

“Na VRIJE, comparei os grupos de pacientes, amputados e lesados medulares, do Brasil e Amsterdã, utilizando o aplicativo Virtuagym, que propõe a realização diária de uma série de exercícios a partir do cálculo de calorias ingeridas”, disse Letícia, cuja participação no projeto temático é direta e ativa no que se refere à avaliação, coleta e execução das atividades de pesquisa pelo lado brasileiro.

“Além de visitas guiadas ao campus da VRIJE, também participamos de uma atividade de vivência no READE sobre todo o processo de reabilitação desenvolvido no local e também acompanhamos o trabalho desenvolvido pela equipe de fisioterapia e terapia ocupacional”, acrescentou Bruno.

“Além do compartilhamento de expertises, a visita da Letícia e do Bruno à VRIJRE teve como objetivo, os estudos desenvolvidos com lesados medulares e amputados, que abordam aspectos de qualidade de vida, socioeconômicos e culturais, assim como os efeitos do esporte e prática de atividade física nessa população. A visita também buscou melhor compreensão da metodologia de estudo utilizada pelo pesquisador Dirk Hoevenaars, que trabalha na avaliação clínica desse grupo de pacientes”, explicou o docente da FCM e da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, Alberto Cliquet Junior, orientador dos estudantes.

Ainda de acordo com Bruno, a visita teve como pano de fundo, a discussão das possibilidades de execução de protocolos de estudos e coleta de dados acontecendo de forma simultânea entre os grupos de pesquisadores holandeses e brasileiros.

“Consideramos a possibilidade futura de coleta e compartilhamento de dados entre os pesquisadores de ambos os países. Nossa meta é confrontar os dados obtidos. Isso permitirá comparar as populações dos dois países em suas igualdades e diferenças”.

Além de Letícia e Bruno – e dentro do mesmo contexto de pesquisa – o também fisioterapeuta e aluno de doutorado do PGCC da FCM, Rodolfo Silva Kós, também está na VRIJRE para a realização de Doutorado Sanduíche Capes, no período de um ano. Rodolfo também é orientado por Cliquet.