Pesquisa sobre microRNA e Doença de Crohn da Unicamp ganha prêmio internacional

Enviado por Edimilson Montalti em Fri, 29/01/2021 - 10:39

A pesquisa MicroRNA 650 Expression in Crohn's Disease: A Possible Biomarker for Post-Operative Follow-Up, de Karine Steigleder, Lívia Pascoal, Laís Simino, Francesca Silva, Natália Siqueira, Maria de Lourdes Ayrizono, João Fagundes, Adriana Torsoni e Raquel Franco Leal, recebeu o prêmio internacional de melhor estudo na área cirúrgica. Os pesquisadores fazem parte do Laboratório de Investigação em Doenças Inflamatórias Intestinais, do Departamento de Cirurgia (Coloproctologia), ligado à Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e ao Gastrocentro da Unicamp, e também do Laboratório de Desordens Metabólicas da Faculdade de Ciências Aplicadas do campus de Limeira.

A pesquisa incluiu pacientes com doença de Crohn ileocecal ativa que foram submetidos à cirurgia, e faz parte do doutorado em andamento de Karine Steigleder. “Nosso estudo apontou o microRNA 650 como um potencial biomarcador de recidiva da doença após a cirurgia de pacientes com doença de Crohn”, explicou Raquel Franco Leal, que fez a apresentação da pesquisa durante o congresso norte-americano Advances in Inflammatory Bowel Diseases, ocorrido de 9 a 12 de dezembro, nos Estados Unidos.

Devido à pandemia de coronavírus, o congresso aconteceu de forma virtual, assim como a premiação. Stephen Hanauer, ícone mundial no tratamento das doenças inflamatórias intestinais, anunciou o trabalho vencedor e destacou conhecer a vencedora do prêmio. “Após seu trabalho prévio na Universidade de Chicago, Raquel se tornou uma notável cirurgiã pesquisadora no Brasil”, disse Hanauer sobre a coordenadora do grupo de pesquisa que originou este estudo.

O resumo do estudo foi publicado na revista de alto impacto The American Journal of Gastroenterology.