Fonoaudiologia propõe ficha individual de notificação de distúrbios da voz relacionada ao trabalho
A fonoaudióloga da PUC São Paulo Leslie Piccolotto Ferreira esteve de agosto a dezembro acompanhando as disciplinas de voz e da saúde do trabalhador do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, coordenadas pelas professoras Ana Carolina Constantini e Helenice Nakamura. Leslie também participou de reuniões e acompanhou o estágio dos alunos no Cepre e no Sistema Único de Saúde (SUS) de Campinas.
De acordo com as professoras Helenice Nakamura e Ana Carolina Constantini, a passagem de Leslie pelas duas disciplinas foi uma oportunidade para estudar novas abordagens dos distúrbios da voz relacionados ao trabalho (DVRT). Além disso, juntamente com o Cerest Campinas, elaboraram a ficha individual de notificação (FIN) para notificar os casos de DVRT. A ficha deverá ser adotada, a princípio, para a notificação no Estado de São Paulo.
Segundo Leslie, diversos fatores podem desencadear ou agravar DVRT, entre eles a organização do ambiente de trabalho, poeira, fumaça, ruído, violência, renite, distúrbios hormonais e problemas de laringe e faringe.
“Existem cocausalidades que geram problemas de voz. Algumas colocam o diagnóstico do fonoaudiólogo e do otorrinolaringologista em contraponto. A ficha individual de notificação será um grande passo para o consenso do distúrbio. Qualquer trabalhador que chegar numa clínica pública ou privada poderá informar ao SUS o caso”, comentou Leslie.
O resultado do desenvolvimento da FIN será encaminhado para publicacação. assim como um tutorial para a utilização da ficha. No dia 18 de maio de 2017 acontecerá em Campinas um evento voltado para os distúrbios da voz relacionados ao trabalho (DVRT). O evento reunirá profissionais e pesquisadores do Brasil e da América Latina. O local será divulgado em breve.
A vinda de Leslie para a Unicamp foi possível por meio do Programa Professor Especialista Visitante em Graduação (PPEVG), coordenado pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da Unicamp.