(Evento Adiado) Mulheres Ilustradas. Retratos em Aquarela por Carolina Frandsen
Quantas autoras mulheres você já leu? Partindo deste questionamento, a autora progressivamente aumentou a proporção de escritoras que trazia para suas leituras diárias. A proposta foi de encontro ao movimento "Leia Mulheres"- projeto que surgiu inspirado no trabalho de Joanna Walsh com o "#readwomen2014", e tem como objetivo lançar luz sobre o trabalho das mulheres no campo literário, incentivando a leitura desde autoras clássicas quanto contemporâneas.
A exposição corresponde a uma série de 30 ilustrações em técnicas tradicionais (aquarela e goache) das escritoras mulheres que a ilustradora havia lido em 2017; o projeto foi executado e publicado diariamente no perfil da rede social Instagram (@clorofreela) da autora durante o mês de outubro.
As ilustrações foram exibidas numa exposição individual em março de 2018 à convite Biblioteca Pública Municipal Professor Ernesto Manoel Zink, e eventualmente foram adaptadas para se tornarem marca-páginas. Alguns exemplos de autoras ilustradas: Sylvia Plath, Svetlana Alexievich, Emily Brontë, Virginia Woolf, Marjane Satrapi, Chimamanda Ngozi Adichie, Cecília Meireles e Clarice Lispector.
links:
https://www.clorofreela.com/2020/03/06/dicas-de-leitura-exposicao-escritoras-ilustradas/
https://www.behance.net/gallery/79971301/inktober-MULHERES-ILUSTRADAS
Sobre a artista, Carolina Frandsen
Carolina Frandsen Frandsen P. Costa é bióloga e ilustradora. Buscando mostrar que arte e ciência podem caminhar juntas, trabalha com ilustrações científicas e naturalistas. Leitora voraz, Carol desde 2017 faz parte do grupo "Leia Mulheres: Campinas" e tem priorizado há alguns anos os livros escritos por autoras femininas.
Faz doutorado no Instituto de Biologia da UNICAMP, e trabalha como profissional independente com foco na produção de imagens para pesquisadores e cientistas. Como pesquisadora, seu projeto atual investiga o conteúdo de embriologia humana oferecido aos alunos de Medicina. Já atuou na área de implantes ósseos e biomateriais e trabalhou com um modelo experimental de diabetes e estresse oxidativo no mestrado.
Suas imagens já foram publicadas em periódicos da Elsevier, Springer, Editora Mackenzie, VM Cultural e Royal Society of Chemistry. Seu portfólio pode ser acessado em: www.clorofreela.com
Data
a partir das 14:30 às 15:30