Estudo da FCM sobre hipotermia em recém-nascidos recebe prêmio de melhor tema livre do 25º Congresso Brasileiro de Perinatologia
Um estudo multicêntrico liderado pelos professores do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Sérgio Tadeu Martins Marba e Jamil Pedro de Siqueira Caldas, recebeu o Prêmio Nicola Albano de melhor tema livre do 25º Congresso Brasileiro de Perinatologia, que aconteceu em Salvador (Bahia), de 1 a 4 de dezembro. Trata-se do mais importante prêmio da área neonatal no país que homenageia o professor Nicola Albano, eminente neontatologista carioca.
Intitulado “Resultados da implementação de um programa de melhoria de qualidade na redução da hipotermia à admissão de recém-nascidos de muito baixo peso: estudo de intervenção multicêntrico”, a pesquisa teve como principal objetivo analisar o impacto de um programa de melhoria de qualidade, visando à redução da hipotermina à admissão (HA) em recém-nascidos pré-termo (RNPT), em uma rede de hospitais brasileiros (Rede Brasileira de Pesquisas Neonatais/RBPN). A HA é um importante problema na área neonatal que leva ao aumento da mortalidade e a desfechos desfavoráveis em RNPT.
A pesquisa de intervenção foi aplicada em 10 hospitais públicos do país, nos primeiros 6 meses do ano de 2021 e analisou o total de 261 RNPT, com peso inferior a 1.500 gramas, nascidos no próprio hospital e sem malformação. Os resultados obtidos nesse período foram comparados com o ano de referência 2020. Foi utilizada a metodologia plan-do-study-act (PDSA) e ferramentas de qualidade: diagrama de Ishikawa, diagrama de Pareto e 5W2H. A intervenção constou de pacote de medidas, listas de checagem (checklists), cartazes (banners) e oficinas de treinamentos de acordo com as diretrizes do Programa de Reanimação Neonatal (PRN) da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
Oito dos 10 hospitais que participaram da pesquisa apresentaram queda na taxa de HA. No período pré-intervenção, a taxa de HA era de 42,5%, variando de 9% a 65% em cada hospital. Após o estudo, a taxa de HA foi reduzida para 27,9%, variando de 0 a 60% em cada unidade hospitalar.
Segundo explicou o chefe do Departamento de Pediatria da FCM e pesquisador líder do estudo, Sérgio Marba, o uso de programas de melhoria de qualidade em estudos colaborativos multihospitalar e multiprofissional, com implementação das medidas de reanimação neonatal recomendadas pela SBP, resultaram na redução expressiva da HA nos hospitais analisados. “O uso de ferramentas de melhorias de qualidade mostrou-se instrumento útil na implementação de melhores práticas dos cuidados neonatais”, afirmou.
Além de Sérgio Marba e Jamil Caldas, a pesquisa da FCM teve como coautores, os pesquisadores: João Cesar Lyra, Heloísio dos Reis, Mandira Daripa, Kawakami, Daiane Rodrigues de Oliveira, Marynéa Vale, Thaline Veloso, Suely Ataide, Beatriz Garcia, Dafne Barcala, Thais Alcântara, Regina Cavalcante Silva, Paulyne Venzon, Fernanda Pegoraro de Godoi Melo, Silvia Cwajg, Lucia Wagner, José Luiz Bandeira Duarte, Ruth Guinsburg e Maria Fernanda Branco de Almeida.