Especialista da FCM esclarece dúvidas sobre atividades físicas e esportivas durante o verão
No primeiro mês de 2017, a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp celebra o #JaneiroDourado, uma campanha proposta pela Sociedade Paulista de Medicina Desportiva (SPAMDE), com o objetivo de incentivar a prática do exercício físico de forma orientada.
Para quem deseja tirar do papel aquela promessa de fim de ano, de realizar uma atividade física com regularidade, esclarecemos algumas dúvidas frequentes sobre o tema, com o professor do Departamento de Ortopedia e Traumatolofia da FCM, Sérgio Rocha Piedade, que também coordena o Grupo de Medicina do Exercício e do Esporte, na unidade.
FCM Unicamp - No Verão, sobretudo no começo do ano, as pessoas parecem mais motivadas para a prática esportiva. Essa percepção é verdadeira?
Sérgio Rocha Piedade – Sim, o verão é a estação do ano que mais nos estimula a praticar esportes. E muitas são as razões para que isso aconteça: período de férias, Sol, temperatura mais quente, e os dias mais longos com o horário de verão são motivadores naturais para isso. Como consequência, o nosso corpo fica mais exposto e, aquelas curvas a mais que ganhamos durante o ano e, principalmente, nas festas de fim de ano, também contribuem para essa motivação.
FCM Unicamp - O que as pessoas precisam saber para iniciar uma atividade física?
Sérgio Rocha Piedade – A atividade física regular interfere positivamente na nossa saúde, pois, melhora não somente o sistema musculoesquelético, como também o sistema cardiovascular, pulmonar, imunológico e a autoestima. Além disso, praticar esportes direciona os indivíduos a terem hábitos saudáveis de alimentação e sono, e os conscientizam de que a reserva biológica pode ser melhorada. O esporte é um catalisador.
FCM Unicamp - Existe um esporte recomendado para quem quer começar a se mexer?
Sérgio Rocha Piedade – É evidente que nós podemos ter, ou não, aptidões mais específicas para determinada modalidade de esporte, mas, a dica mais importante é identificar um esporte que mais lhe agrade, sem esquecer de respeitar o seus limites. Se estiver muito sedentário, procure iniciar as atividades de forma gradativa e lembre-se de ter bom senso. Não queira recuperar o tempo em que ficou mais sedentário. Com bom senso e persistência construímos um caminho mais saudável e duradouro. E, assim, ampliamos os nossos limites.
FCM Unicamp - Quais os cuidados as pessoas devem ter durante o verão na hora de praticar esporte, seja ao lar livre, ou em ambientes fechados?
Sérgio Rocha Piedade – A maior exposição solar e as altas temperaturas do verão são, com certeza, nossas grandes preocupações. Portanto, é recomendado o uso de roupas mais leves e confortáveis, e calçados adequados (tênis). O uso do protetor solar é fundamental. Procure realizar as atividades esportivas principalmente no início da manhã, no horário das 8 às 10 horas.
FCM Unicamp - Qual a importância da hidratação?
Sérgio Rocha Piedade – A perda de água e eletrólitos, quando excessiva, afeta a tolerância ao calor e interfere no rendimento. Ou seja, a desidratação faz com que realizemos atividades físicas, e ou esportivas, num nível inferior comparado a condição de hidratação. Não deixe de se hidratar durante a atividade física, respeite os limites do seu corpo e pratique esporte de forma saudável.
FCM Unicamp - O que fazer quando sentir câimbra durante a atividade física?
Sérgio Rocha Piedade – A câimbra é definida como dor intensa resultada de contração muscular involuntária, que não se reverte espontaneamente. As causas mais frequentes para ocorrência da câimbra são: treinamento físico exagerado, desidratação, deficiência de potássio, cálcio, magnésio (medicação anti-hipertensiva), ou frio. Quando ocorre a câimbra, a reversão da contração muscular é feita com manobra de alongamento para alongar o musculo contraído. Portanto, hidratação e alimentação adequados aliado a exercícios regulares de alongamento são grandes aliados na prevenção das câimbras.
FCM Unicamp - A Unicamp oferece algum acompanhamento ou atividades esportivas voltadas à população?
Sérgio Rocha Piedade – O Grupo Medicina do Exercício e do Esporte da Unicamp, além da atividade assistencial (atendimento ambulatorial e cirúrgico), desenvolve atividades de orientação à comunidade relacionadas à pratica esportiva, por meio de congressos, cursos, boletins informativos, e eventos esportivos da universidade, sempre com a participação de alunos da graduação e pós-graduação que integram o grupo.