Cirurgião da FCM é nomeado presidente da Sociedade Mundial do Compartimento Abdominal

Enviado por Edimilson Montalti em Mon, 26/06/2017 - 09:39

Bruno Monteiro Tavares Pereira, cirurgião da Disciplina de Cirurgia do Trauma da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, foi nomeado presidente da Sociedade Mundial do Compartimento Abdominal (WSACS).  A nomeação aconteceu no dia 20 de junho, em Banff, no Canadá, durante 8˚ Congresso da WSACS.

“Pela primeira vez na história da Sociedade assume a cadeira um presidente do hemisfério sul do Globo, o que retrata a necessidade de focar na educação destes países e equalizar o conhecimento num âmbito mundial. Há muito trabalho a ser feito e certamente chegaremos ao cume desta jornada com a realização do Congresso Mundial em 2019, em Campinas”, disse Bruno que também é diretor-presidente do Capítulo São Paulo da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT).

O congresso, que contou com cerca de 500 pessoas, abordou temas de extrema importância como novas terapêuticas no tratamento da hipertensão intra-abdominal, formas, métodos e órteses na reconstrução da parede abdominal, recentes avanços na reanimação hemodinâmica e cuidados especiais do paciente queimado na UTI.

Sobre a WSACS

A Sociedade Mundial do Compartimento Abdominal foi fundada em 2004 por um grupo de médicos e cirurgiões internacionais que reconheceram a necessidade de uma abordagem coesa para promover a pesquisa, promover a educação e melhorar a sobrevivência de pacientes com hipertensão intra-abdominal (HIA) e/ou a Síndrome do Compartimento Abdominal (SCA). A WSACS já realizou diversos estudos e publicações na área, incluindo o desenvolvimento de consensos e recomendações baseadas em evidências, a publicação do primeiro livro de texto sobre a HIA/SCA e múltiplos congressos ao redor do mundo trazendo significativo impacto no tratamento do paciente crítico.

Leia mais no site da SBAIT.