Cirurgia plástica perde Ricardo Baroudi, fundador do Serviço de Cirurgia Plástica da FCM

Enviado por Camila Delmondes em Fri, 04/05/2018 - 16:47

Faleceu no dia 29 de abril de 2018, em Campinas, o cirurgião plástico Ricardo Baroudi. Considerado uma sumidade no campo da cirurgia plástica nacional, Baroudi graduou-se em medicina pela Universidade de São Paulo, em 1957. Em 1969, fundou o Serviço de Cirurgia Plástica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, do qual foi coordenador até 1973.

Descendente de libaneses, arcado pela gentileza, disponibilidade e cordialidade no trato com as pessoas, Baroudi acreditava que o sucesso e o bem-estar eram decorrentes do trabalho árduo e disciplinado. No Brasil e no exterior, contribuiu de forma ativa com o desenvolvimento e aprimoramento de diversas técnicas cirúrgicas.

Atuou profissionalmente em inúmeros serviços de cirurgia plástica, ministrou mais de 600 conferências e publicou mais 140 artigos e numerosos capítulos de livro. É de Ricardo Baroudi o livro “Cirurgia do Contorno Corporal”, uma publicação de referência entre os cirurgiões plásticos do Brasil e do exterior, que apresenta técnicas e manobras táticas que facilitam a abordagem cirúrgica e o cuidado com os pacientes.

Baroudi foi secretário e presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e coordenou diversos eventos acadêmicos e científicos de relevância internacional. Atuou, ainda, como editor chefe da Revista Brasileira de Cirurgia Plástica e ajudou a elevar o nível científico da publicação.

Em nota, a Diretoria Nacional da SBCP disse que a morte não representa o termo final, uma vez que a memória de quem se vai nos remete à obrigação de viver como se ele ainda estivesse presente. “Professor Baroudi é destes ícones de ética, ciência e retidão, que inspirou e inspirará gerações, e continuará entre nós com seu exemplo de humildade e sabedoria”