Boletim da FCM aborda os significados sobre qualidade de vida e saúde

Enviado por Camila Delmondes em Mon, 16/07/2018 - 14:03

Para o senso comum, qualidade de vida é uma ideia que envolve elementos do entorno da vida da pessoa, como conforto, local de moradia, capacidade de consumo, acesso a bens e serviços, hoje cada vez mais mediados pelo mercado.

Entretanto, o conceito qualidade de vida estabelecido para a análise da vivência da pessoa – e que se expressa nas matérias presentes no Boletim da FCM –, procura captar muito mais o bem-estar, o sentimento de situação da pessoa por relação a suas expectativas, em distintos campos que compõe a totalidade da vida.

Qualidade de vida, conceito que pode ser operacionalizado por vários instrumentos de análise, ainda causa estranheza a quem enxerga a saúde do paciente somente a partir das variáveis clínicas, em geral quantitativas, ou estabelecidas por imagens.

A importância do conceito para o cuidado com o paciente é exemplificada nesta edição, pela experiência de seu uso por colegas dedicados à compreensão da integralidade do paciente e de seu cuidado.

Três pesquisas desenvolvidas por pesquisadores da FCM que compõem essa edição merecem destaque: A construção e validação de questionário sobre qualidade de vida, Qualidade de vida na percepção de jovens com HIV e Qualidade de vida de idosos cuidadores de idosos com AVC e demência.

Outro destaque é a entrevista com o professor Marcos Tadeu Nolasco da Silva, pesquisador da área de saúde da criança e do adolescente. “Qualidade de vida em saúde é a percepção pelo indivíduo”, reforça Nolasco.

O Boletim da FCM é uma publicação da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp distribuída para professores, autoridades da Unicamp, secretarias de Saúde de Campinas e região, associações médicas, entre outros. A versão impressa pode ser retirada também no Centro de Memória e Biblioteca da FCM, Assessoria de Relações Públicas, Diretoria da faculdade e Comissões de Graduação, Pós-Graduação e Residências Médica e Multiprofissional.

Leia a edição completa do Boletim da FCM.