11º CPEM: Tecnologia que impulsiona a atividade humana

Enviado por Camila Delmondes em Mon, 23/04/2018 - 15:07

Qual o papel das novas tecnologias na formação profissional? É possível pensar a Educação Médica, na contemporaneidade, sem o uso das novas tecnologias? Para Cláudio Santana, CEO da Csanmek Tecnologia – patrocinadora oficial do 11º Congresso Paulista de Educação Médica (CPEM), realizado na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, de 19 a 21 de abril – a resposta é não.

“A medicina surgiu há alguns séculos e avançou a partir do estudo dos cadáveres sem o uso de quaisquer tipos de tecnologias comparável às que estão atualmente disponíveis no mercado. Você consegue imaginar o que seria da humanidade, hoje, se esses recursos estivem disponíveis já naquela época?, responde Cláudio que é especialista em Saúde Pública e Educação Médica.

A tecnologia serve como propulsora da atividade humana, afirma. “Não adianta ficarmos presos ao passado, acreditando que um conceito que funcionou bem durante anos é o definitivo. A tecnologia avança e está aí para levar o homem além. Hoje contamos com inteligência artificial que, por exemplo, permite a elaboração de sistemas que localizam um tipo específico de massa tumoral”.

Ainda de acordo o gestor, por muitos anos, a utilização de imagens impressas auxiliaram os diversos especialistas da saúde na realização dos mais variados tipos de diagnósticos, entretanto, essa é uma tecnologia que vem sendo transformada e impulsionada com os recursos tecnológicos de reconstrução 3D, cada vez mais surpreendentes, que permitem a realização de diagnósticos mais precisos e a programação de intervenções cirúrgicas pelo médico, com maior qualidade.

“Com a tecnologia 3D, o médico consegue ver, com exatidão, as estruturas internas do corpo de cada indivíduo. Isso permite, por exemplo, a escolha dos melhores ângulos de incisão, evitando o rompimento de artérias, órgãos e outras estruturas que por ventura possam estar deslocadas no paciente em virtude da variação anatômica”.

Na área de Educação Médica, Cláudio Santana revelou que a CsanMek oferecerá, a partir de 2019, um curso de especialização em Métodos Ativos de Ensino e Aprendizagem em Educação Médica que utilizam tecnologia 3D e realidade virtual. “Pesquisas no mundo todo têm apontado que cinco minutos diante de um equipamento com esse tipo de tecnologia equivalem à leitura de 200 páginas de um livro de anatomia, morfologia, fisiologia e etc., em termos de apreensão do conteúdo.”

O uso de tecnologias cada vez mais avançadas na Medicina, no entanto, não elimina a problematização de casos reais pelos estudantes e nem o cuidado desses com seus pacientes. “O Método Ativo, justamente, propõe que os alunos sejam instigados a raciocinar e a buscar soluções individualmente, em pequenos grupos ou coletivamente. Hoje, o desafio tem sido formar professores nessas metodologias para que eles possam aplicá-las com qualidade”.

Investimento em tecnologia

De acordo com Cláudio Santana, a ideia de criar uma empresa focada no desenvolvimento de tecnologias de simulação surgiu na Europa, quando ele teve o seu primeiro contato com os recursos 3D. “Percebi que nós poderíamos criar e desenvolver essa tecnologia para atender as necessidades locais do mercado brasileiro. A ideia deu tão certo que hoje contamos com filiais da Csanmek em oito países”, disse.

Mas, em um país como Brasil, com tantas dificuldades na área da saúde, o investimento em alta tecnologia compensa? Para Santana a resposta é sim. “A redução de custos pelos equipamentos de saúde é uma das missões da Csanmek. Os hospitais parceiros da empresa estão conectados ao nosso produto principal por meio de tablets e smartphones. Um exemplo nesse sentido são os aplicativos utilizados para a realização de exames diagnósticos, que entregam os resultados aos pacientes e equipes médicas por um custo extremamente baixo”, finaliza.

11º CPEM

Com o tema "Ética e profissionalismo" o 11º Congresso Paulista de Educação Médica é organizado pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). O evento conta com o patrocínio da Csanmek Tecnologia e tem o apoio da Sanasa e Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas

Leia as matérias publicadas nos primeiro e segundo dias do Congresso:

Abertura tem conferência sobre profissionalismo docente e apresentação musical

Eu sou você amanhã e o X da aprendizagem

Assédio moral na Residência Médica

Simulação realística no tratamento de urgências

Mídias sociais e o estudante de medicina

A importância da Educação Geral para a formação ética e profissional

Dicas para o sucesso das mudanças curriculares

O homem é um ser biopsicossocial com muitas variáveis