FCM compete em trabalhos em evento nacional e internacional sobre tiróide

 

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp é a grande finalista do Prêmio Jovem Investigador, nas categorias translacional e clínico, que será entregue durante o 13º Encontro Brasileiro de Tiróide, que acontece de 22 a 25 de maio, no The Royal Palm Plaza, em Campinas. Dos 16 trabalhos que concorrem ao prêmio, quatro são de pesquisadores do Laboratório de Genética Molecular do Câncer da FCM.


Na primeira categoria, concorrem ao prêmio as alunas de doutorado Natassia Elena Búfalo e Aline Castaldi Sampaio. Natassia concorre com o trabalho “Interações genético-ambientais e suscetibilidade à doença de Graves no Brasil” e Aline Castaldi Sampaio concorre com o trabalho “Influencia de fatores ambientais sobre a predisposição ao câncer da tiróide em comparação com outros tipos de tumor”.


A aluna de pós-doutorado Rita Cristina Ferreira, também concorre na mesma categoria, com o trabalho “Influencia do tabagismo na morfometria nuclear do carcinoma diferenciado da tiróide (CDT)”.


Na categoria de investigador clínico, a aluna de pós-doutorado Janaína Luisa Leite, concorre com o trabalho “A infecção pelos herpesvírus humano tipo 6 (HHV6) e 7 (HHV 7) pode influir na suscetibilidade e na possibilidade de cura da doença de Graves”. Janaina já ganhou um “travel grant” pelo trabalho ter sido classificado entre os cinco melhores da 6ª Conferência Internacional da Fundação HHV6. Ela representará a Unicamp no evento que acontece em junho, em Baltimore, nos Estados Unidos.


Todos os trabalhos foram orientados pela professora do Departamento de Clínica Médica da FCM Laura Sterian Ward.