Desde 2003, a Unicamp e o Instituto Akatu pelo consumo consciente firmaram uma parceria para a realização do “Trote da Cidadania pelo Consumo Consciente”. Após cinco anos dessa idéia inicial, o projeto passa a ser, agora, uma organização estudantil que trabalha em prol do consumo consciente. Neste ano, 2.145 estudantes da Unicamp participaram do trote da cidadania. Duas cooperativas de matérias recicláveis e sete instituições infantis de Campinas foram beneficiadas.
“A participação dos alunos dos cursos de medicina, enfermagem, fonoaudiologia, farmácia e da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) foi fundamental para a viabilização e sucesso do evento e para o cumprimento de todos os objetivos”, escreveu a coordenadora do Trote da Cidadania pelo Consumo Consciente 2007, Andréa Akemi Matsui, em ofício encaminhado à Diretoria da FCM.
Um dos pontos altos da campanha desse ano foi a distribuição de 8 mil canecas para reduzir o consumo de copos plásticos diminuindo, assim, o seu impacto ambiental. Pesquisa realizada entre aproximadamente 4.500 estudantes apontou que 90% são favoráveis a retirada dos copos descartáveis dos restaurantes universitários.
Além disso, valores como respeito, ética, responsabilidade social e consumo consciente foram passados a calouros, a veteranos, a comunidade e as crianças, contribuindo, dessa forma, para a construção de um mundo economicamente próspero, socialmente justo e ecologicamente sustentável.