Professores que inspiram: José Dirceu Ribeiro atinge marca de 50ª orientação de pesquisa

A dissertação de mestrado intitulada “Prevalência e fatores de risco para sibilância em Lactentes na cidade de Blumenau”, defendida na última quarta-feira (11) pelo pneumopediatra Hamilton Rosendo Fogaça, consagrou a 50ª orientação de pesquisa feita pelo professor José Dirceu Ribeiro, coordenador do Centro de Investigação em Pediatria (Ciped), da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. O marco foi comemorado pelos pares, amigos, familiares e ex-alunos.

“Existem professores que ensinam e professores que pesquisam, mas, sobretudo, existem aqueles que inspiram”, disse Gabriel Hessel, colega de Dirceu Ribeiro no Departamento de Pediatria. Hessel lembrou o versículo bíblico que dedica honra àqueles que honram. “Essa conquista é um orgulho para o Departamento e deve ser registrada”.

O orientador, pai e amigo

José Dirceu formou-se em medicina na década de 70 pela Universidade Estadual de São Paulo (USP). Fez o mestrado e doutorado pela Unicamp, tornando-se Livre Docente e Professor Titular. Atua na FCM em regime de Dedicação Integral desde a década 80, tendo ocupado diversos cargos de coordenação e chefia, dentre os quais, o de coordenador do curso de Pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente e chefe do Departamento de Pediatria.

A carreira de José Dirceu é extensa e os números falam por si, como lembrou um de seus orientandos, o biólogo Fernando Augusto de Lima Marson. “Foram 26 prêmios, 113 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, um livro, 34 capítulos, 240 publicações em anais de eventos, 106 apresentações de trabalho, 83 bancas de mestrado, 57 bancas de doutorado e 1.150 participações em eventos”, destacou.

Foi o número de orientações realizadas durante a carreira, no entanto, o motivo da homenagem. Na plateia, diversos de seus pupilos aguardavam o momento de agradecer ao pesquisador pela tutoria e, mais do que isso, “pelos ensinamentos, orientações, conselhos, paciência e dedicação”, evidenciava uma grande faixa afixada no auditório do Ciped. “Um exemplo de vida a ser seguido. Acima de tudo, um grande mestre que faz a diferença em cada um de nós. É como uma relação de pai e filho. Costumamos dizer que somos, todos, da família Dirceu Ribeiro”, completou Fernando.

Emocionado, José Dirceu agradeceu a homenagem, classificando o reconhecimento como um dos mais valiosos da sua trajetória acadêmica. Quando empossado coordenador do Ciped, em outubro deste ano, disse que sonhos não só se realizam como também podem crescer. Nesse dia de homenagem que reconheceu toda a sua dedicação ao ensino de pós-graduação, lembrou-se da infância, da terra natal Minas Gerais e da Serra da Boa Esperança. “Sempre olhava para aquela serra e ficava pensando se um dia conseguiria ultrapassá-la”, agradeceu.