“Fico muito contente em ver a Faculdade fazendo uma coisa tão bonita para as crianças da área da saúde”, disse o diretor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Ivan Felizardo Contrera Toro, na manhã dessa quinta-feira (11), durante o encerramento da campanha Corrente do Bem FCM. A ação solidária mobilizou docentes, alunos e funcionários da unidade na arrecadação de itens para as brinquedotecas do Centro Integrado de Pesquisas Oncohematológicas na Infância (Cipoi), do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel O. S. Porto” (Cepre) e Ala Pediátrica do Hospital de Clínicas (HC).
A iniciativa foi conduzida pela Diretoria Administrativa, Assessoria de Relações Públicas e Imprensa, Setor de Patrimônio, Manutenção e Serviços Auxiliares e Departamento de Farmacologia. O Centro de Investigação em Pediatria, que também conta com uma brinquedoteca, participou dessa edição da campanha ajudando a arrecadar brinquedos, tendo em vista o sucesso nas doações recebidas no ano anterior.
Os estudantes também somaram esforços na arrecadação de recursos para a compra de brinquedos por meio do Centro Acadêmico Adolfo Lutz (CAAL) e Associação Atlética Acadêmica Adolfo Lutz (AAAL). “A entrega dos presentes faz com que as crianças esqueçam que estão internadas. Foi muito bom mobilizar os estudantes neste sentido”, disse a estudante do curso de graduação em Medicina, Aline Iacovone, representando o CAAL.
Para a pedagoga Maura Girola, representando a Ala Pediátrica do HC, os brinquedos contribuem no dia a dia das crianças durante internação. É como se o tempo passasse mais rápido. “Podem ter certeza de que assim que os presentes chegarem lá, as crianças irão esquecer que estão internadas”. “Os brinquedos proporcionam um ambiente mais acolhedor, não só para as crianças como também para os pais”, acrescentou a psicóloga Vivian Freitas, sobre o cotidiano de atendimento do Cipoi.
As professoras Angélica Bronzatto de Paiva e Silva e Christiane Marques do Couto, respectivamente, coordenadora do Cepre e coordenadora do curso de graduação em Fonoaudiologia da FCM receberam os brinquedos arrecadados para a brinquedoteca do Cepre. “Para o Cepre é muito importante receber esses brinquedos. Eles auxiliam muito nos trabalhos de reabilitação que a gente faz com as crianças”, disse Angélica. “Esses presentes acariciam todos os envolvidos, professores, alunos e crianças, pois trabalham com o desenvolvimento. É uma ferramenta que usamos no dia a dia. Os próprios alunos aprendem como é possível reabilitar brincando”, agradeceu Christiane.
Por Matheus Martinelli