Segurança do paciente é tema de fórum na FCM

Centenas de profissionais da área de enfermagem participam na terça-feira (11) do V Fórum sobre segurança do paciente, que aconteceu no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. O tema do fórum foi “Desafios na implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente”. Este é o quinto fórum promovido pela Rede Brasileira de Enfermagem de Segurança do Paciente (Rebraensp). Um dos palestrantes convidados é o médico e especialista em saúde pública, Walter Vieira Mendes Jr., representante da Fundação Oswaldo Cruz no Comitê de Implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente.

“O programa foi lançado em abril de 2013. Todos os profissionais de saúde tem grande responsabilidade para dar visibilidade a implementação do plano nas instituições de saúde em quem atuam.  Queremos também que desde a formação acadêmica, o aluno se preocupe com essa questão, uma vez que não se trata apenas da segurança do pacientes, mas também do profissional”, disse Edineis de Brito Guirardelo, professora da Faculdade de Enfermagem da Unicamp e coordenadora da Rebraensp.

O Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp foi instituído em setembro de 2013. De acordo com a enfermeira Silvia Angélica Jorge, diretora do Departamento de Enfermagem do HC da Unicamp, o hospital já contempla ações seguras, humanizadas e sistematizadas por meio do trabalho integrado e metas institucionais e políticas de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), possibilitando atividades de ensino e pesquisa e promovendo o desenvolvimento de seus profissionais.

“O Núcleo de Segurança do Paciente visa melhoria da qualidade da assistência, por meio de sistema patronizado de notificações conjuntas para minimizar a ocorrência de eventos adversos relacionados à assistência prestada aos pacientes. Essa nossa experiência será apresentada pela enfermeira Flora Marta G. Bueno”, disse Silvia.

A diretora pró-tempore da Faculdade de Enfermagem da Unicamp Maria Isabel Pedreira de Freitas disse que erro zero é impossível, mas risco zero deve ser a meta de todos os profissionais da saúde, principalmente da enfermagem. “Vigiai. Diariamente todos os momentos das nossas ações. Se formos exemplos, nós conseguimos mudar”, alertou Maria Isabel.

O V Fórum sobre segurança do paciente contou com o apoio do Fundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão (Faepex) - Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicamp, Associação Brasileira de Enfermagem (ABEM) - Regional Campinas, da Faculdade de Enfermagem e Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) da Unicamp.