A médica epidemiologista Marilisa Berti de Azevedo Barros, docente do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp foi homenageada durante a 14ª Mostra Nacional de Experiências Bem-sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), realizada pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) em 29 de outubro. O reconhecimento valoriza a contribuição da pesquisadora no desenvolvimento de ações de epidemiologia, prevenção e controle de doenças no país.
Também foram homenageados, os pesquisadores José Almir Santana, Bruce Barthlow Duncan, Clovis Lombardi, Germano Gerhardt Filho, Márcia Furquim de Almeida e Moisés Goldbaum. “Recebi a homenagem de dois ex-alunos do curso de pós-graduação em Saúde Coletiva da FCM: o ministro Artur Chioro e o Secretário de Vigilância em Saúde Jarbas Barbosa. Foi emocionante”, comentou Marilisa.
Marilisa Berti de Azevedo Barros é especialista em Saúde Pública, com mestrado, doutorado e pós-doutorado em Medicina Preventiva. É editora adjunta da Revista Brasileira de Epidemiologia e membro do Conselho Editorial da Revista Epidemiologia e Serviços de Saúde. Foi vice-presidente da Abrasco, de 1994 a 1996, e coordenadora da Comissão de Epidemiologia dessa associação, nos biênios 1990-1992 e 1996-1997. na FCM Unicamp, além de professora titular do Departamento de Saúde Coletiva, Marilisa também coordena as ações do Centro Colaborador em Análise de Situação de Saúde (CCAS).