Em sua terceira edição, o Seminário de Boas Práticas em Laboratório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp reuniu na manhã dessa quarta-feira (8), no auditório da faculdade, cerca de 250 profissionais que atuam em áreas laboratoriais e assistenciais da universidade. O objetivo é oferecer capacitação contínua aos funcionários, reforçando a necessidade de manter alerta máximo sobre os riscos que envolvem a manipulação de materiais químicos e biológicos, inerentes ao trabalho. Lânia Carla Esplendor Costa deu as boas-vindas aos participantes, em nome da Comissão Organizadora do evento.
De acordo com Maurício Calixto, diretor executivo da Agência de Formação Profissional (AFPU) da Unicamp, para que a Unicamp mantenha o seu status de universidade de ponta, é necessário todo um esforço conjunto para que o ensino, a pesquisa e também o auxílio dado às unidades sejam diferenciados. Nesse sentido, ele citou o suporte dado pelos inúmeros laboratórios da FCM às atividades assistenciais oferecidas pelo Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, reforçando a necessidade de oferecer treinamento contínuo. “Não é fácil encontrar uma empresa que consiga ensinar nossos funcionários. Em geral, temos mais qualificações a oferecer”.
Representando a coordenadora da Comissão de Pesquisa Maria Luiza Moretti, a professora Cláudia Maurer Morelli, do Departamento de Genética Médica da FCM, explicou que a intenção do evento é proporcionar uma prática diária mais segura, que contribua para minimizar os riscos ocupacionais. “Este é um espaço para capacitar e estimular as práticas seguras de um trabalho que envolve riscos químicos e biológicos”, disse aos participantes.
O diretor associado da FCM Roberto Teixeira Mendes, disse que apesar de não atuar profissionalmente dentro de laboratórios, conhece de perto os riscos de tal trabalho. “Meus pais trabalhavam em laboratório. Sei perfeitamente o nível de atenção e cuidado que se deve ter não só para realizar a tarefa adequadamente, mas também quanto à própria proteção do indivíduo”, disse. Teixeira destacou também a parceria da FCM com a AFPU na realização do evento. “Buscamos a qualidade nos resultados, mas para isso é preciso ter qualidade nos meios. E os meios da Universidade são as pessoas. A AFPU existe em função de qualificar seus trabalhadores e a maior parte das atividades da agência é realizada por profissionais da própria Unicamp”.
Durante a programação, o público formado por biólogos, auxiliares de laboratório, bioteristas, enfermeiros, biomédicos e farmacêuticos, pôde conferir as palestras “Agentes biológicos, classificação de risco e níveis de biossegurança”, de Marcelo Lacelotti, professor do Instituto de Biologia da Unicamp; “Segurança e controle de riscos em laboratórios”, de José Pedro Dias Júnior, consultor em segurança e meio ambiente e “O trabalho em biotérios”, de Stephen Hyslop, professor do Departamento de Farmacologia da FCM.
O III Seminário de Boas Práticas em Laboratório foi organizado pela Faculdade de Ciências Médicas por meio da CSArh, Câmara de Pesquisa, Comissão de Gestão Ambiental, com o apoio da diretoria da Faculdade e da Assessoria de Relações Públicas e Imprensa, em parceria com a Agência de Formação Profissional (AFPU) da Unicamp.
Leia mais
Seminário discute boas práticas em laboratório
http://www.fcm.unicamp.br/fcm/noticias/2014/seminario-discute-boas-praticas-em-laboratorio
Técnicos de laboratório devem tomar CHA para evitar riscos no trabalho, aconselha especialista
http://www.fcm.unicamp.br/fcm/noticias/2014/tecnicos-de-laboratorio-devem-tomar-cha-para-evitar-riscos-no-trabalho-aconselha-especialista