O médico Gabriel Hessel foi homenageado na manhã dessa quarta-feira (18) pelo encerramento de sua dupla gestão como chefe do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) Unicamp no período de 2009 a 2013. A cerimônia aconteceu no anfiteatro Paulistão e contou com a participação de familiares, docentes, alunos e autoridades da FCM.
Hessel passa agora a ter sua foto na galeria de chefes do Departamento de Pediatria. Para homenageá-lo, vários discursos e um vídeo especial contando sua vida e trajetória pessoal e profissional foi apresentado.
“O Gabriel superou todas as minhas expectativas, inclusive ao escolher estudar uma área da pediatria que ninguém gosta: o fígado. Sujeito corajoso”, disse o professor emérito da Unicamp Edgard Ferro Collares que foi orientador de pós-graduação de Hessel na década de 1980.
Para Antonio Fernando Ribeiro, chefe da Disciplina de Gastroenterologia Pediátrica da FCM, uma das virtudes de Hessel é “ser do bem”. Outras virtudes apontadas pelos amigos que o homenagearam foram: ser sensível, tranquilo, competente e transformar o conhecimento em trabalho.
“Gabriel é uma dessas pessoas formidáveis que domina a arte médica e a reflete no cuidado do paciente. O que ele faz, faz bem feito. É uma lição para todos”, disse Roberto Teixeira Mendes, atual chefe do Departamento de Pediatria.
Na opinião da diretora associada da FCM Rosa Inês Costa Pereira, Hessel é uma “unanimidade de gentileza e elogios e a homenagem é merecida”.
Emocionado, ao discursar Hessel citou frases e poemas que lhe são fonte de inspiração. Agradeceu e disse que tudo foi feito à luz do zelo. Algumas demandas ainda ficam, alega, mas sabe que cumpriu com sua missão.
“Um sonho sonhado sozinho é um sonho. Um sonho sonhado junto é realidade. Vocês são a minha realidade. Muito obrigado”, disse Hessel.
Gabriel Hessel possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Fundação Universitária do ABC (1984), mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual de Campinas (1991), doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e livre-docência pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Atualmente, é professor associado do Departamento de Pediatria da FCM-UNICAMP. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em saúde materno-infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: trombose de veia aorta, colestase neonatal, ultrassonografia, fibrose cística e hepatite autoimune.