Na noite dessa quinta-feira (20), o reumatologista João Francisco Marques Neto e o hematologista Cármino Antônio de Souza, ambos, professores titulares do Departamento de Clínica Médica, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, foram contemplados com o Prêmio Paes Leme. A honraria é concedida anualmente pela Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), e reconhece a contribuição empreendida por empresas, personalidades, instituições e programas sociais para o bem-estar social ou o livre e ético exercício da medicina.
Os dois homenageados foram reconhecidos pelo conjunto das atividades assistenciais e acadêmicas desenvolvidas em Campinas nos últimos 40 anos, e pelas colaborações empreendidas no desenvolvimento da saúde pública no Brasil. Tanto João Francisco Marques Neto, quanto Cármino Antônio de Souza, construíram e solidificaram suas carreiras em Campinas, mais especificamente na FCM da Unicamp, onde atuam como docentes e pesquisadores do Departamento de Clínica Médica.
Na Unicamp, João Francisco Marques Neto graduou-se em Medicina (1971), especializou-se em Clínica Médica Reumatologia (1973), e obteve o doutoramento (1974). Também é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Tem experiência na área de Clínica Médica, atuando com esclerose sistêmica. Para Marques Neto, o reconhecimento é fruto de uma vida profissional baseada no acolhimento de seus pacientes. " Essa conduta de abordar a doença, procurando conhecê-la, tanto quanto o paciente, tocando-lhe o corpo, mas também a alma, foi o que sempre procurei transmitir a todos os meus alunos, em todos esses anos. Um trabalho longo, silencioso e, certamente, muito gratificante", disse.
Também na FCM da Unicamp, Cármino Antônio de Souza graduou-se em Medicina (1975), realizou Residência Médica (1976-1979) e obteve os títulos de doutorado (1987) e de livre-docente (1996). Realizou pós-doutoramento na Universidade de Genova-Itália (1997-1998). Tem experiência na área onco-hematologica, atuando com Linfomas Malignos, Leucemia Mielóide Crônica e transplante de medula óssea. Atualmente, Cármino é Secretário Municipal de Saúde de Campinas.