Na Unicamp o trote é cidadão e dá dica de primeiros socorros

Nessa terça-feira (25), todos os calouros da Unicamp de 2014 irão participar de um curso gratuito de primeiros socorros. O evento é organizado pelo Centro Acadêmico Adolfo Lutz (CAAL) com o apoio da Concessionária CCR AutoBAn e faz parte do Trote da Cidadania promovido pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da Unicamp. O objetivo principal é oferecer noções básicas de atendimento emergencial em situações que podem ocorrer no cotidiano. Mais de 500 pessoas são esperadas.

O curso será realizado no estacionamento da Biblioteca Central e terá como foco a reanimação pulmonar (RCP). Ao todo, serão quatro turmas de até 150 alunos cada. A primeira aula começará às 13h e as demais ocorrerão a cada uma hora. A última turma será às 16h. "A ideia é aliar a expertise de profissionais e estudantes de medicina para contribuir com a prevenção de fatalidades, que podem ocorrer, inclusive, dentro do campus da universidade", explica o estudante Eduardo Alher João, integrante do CAAL e um dos organizadores do curso.

Para o coordenador da Disciplina de Cirurgia do Trauma da FCM e presidente da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado, Gustavo Pereira Fraga, este tipo de conhecimento pode ser decisivo. “Em situações de urgência, a presença de uma pessoa com conhecimento e treinamento em primeiros socorros pode ajudar muito no acionamento do resgate específico e até mesmo em medidas de suporte básico de vida, que podem ser decisivas na sobrevida de uma vítima", afirma.

O coordenador médico da CCR Autoban, José Antônio Coelho, destaca que, no caso de colisões em rodovias, é até possível evitar novos acidentes. “A preocupação de um leigo com a segurança na cena e a comunicação com as equipes especializadas são uma medida inicial que evita outros acidentes e novas vítimas. A população orientada precisa ajudar nesse sentido", diz.

Com informações de Patrícia Capovilla