Na tarde dessa quinta-feira (20), a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e a Faculdade de Enfermagem (FEnf) da Unicamp receberam os alunos ingressantes de 2014 da graduação em Medicina, Farmácia, Fonoaudiologia e Enfermagem. A tradicional cerimônia de recepção dos calouros aconteceu no auditório da FCM e contou com a participação de estudantes, familiares e professores de ambas as faculdades.
Farmácia, Fonoaudiologia e Medicina
“Hoje vocês dão início a uma nova fase que é a vida universitária”, disse em sua fala de boas-vindas, a diretora associada da FCM, Rosa Inês Costa Pereira. Dirigindo palavras especiais de acolhimento aos pais, Rosa disse que a FCM tem compromisso firmado não apenas com a formação dos alunos, como também com o processo de educação e construção para a cidadania. “Não estamos preocupados apenas com a formação técnica de nossos alunos, mas também com o desenvolvimento de profissionais responsáveis socialmente”, disse.
Representando o curso de graduação em Farmácia, o pesquisador Stephen Hyslop disse que a multidisciplinaridade inerente ao curso dará boa bagagem aos estudantes, e que eles devem aproveitar todas as oportunidades que surgirem, especialmente, as oportunidades de intercâmbio oferecidas por programas de mobilidade estudantil, a exemplo do que faz o programa Ciências sem Fronteiras. “É agora que seus estudos realmente começam”, disse.
A coordenadora da graduação em Fonoaudiologia, Maria Francisca Collela dos Santos, falou da característica multi e interdisciplinar do curso desenvolvido em parceria com o Instituto de Linguagem (IEL) da Unicamp, explicando que ao longo da graduação, os estudantes entrarão em contato com profissionais de diversas áreas e não apenas fonoaudiólogos. “Aproveitem a Unicamp em todos os sentidos. Essa é uma fase importante da nossa vida e passa rápido demais”.
Para o professor Wilson Nadruz Junior, coordenador da graduação em Medicina, estar entre os aprovados no Vestibular da Unicamp é um ganho que merece reconhecimento, sobretudo, quando os candidatos são aqueles que disputam uma vaga no curso mais concorrido do processo seletivo. “Historicamente, a Medicina é o curso mais concorrido da Unicamp. Em 2013 a relação candidato/vaga bateu todos os recordes, com mais de 145 candidatos por vaga”, contou.
Atribuindo o mérito da conquista também aos pais, Nadruz disse que do ponto de vista da medicina, os estudantes vivenciarão momentos intensos nos próximos anos e que propiciarão grande enriquecimento profissional e pessoal. “Vocês certamente sairão bem diferentes de quando entraram”, disse, enfatizando o fato de que os estudantes passaram a integrar o quadro discente de uma das melhores escolas médicas do País.
Enfermagem
"Vocês já são vitoriosos e conseguir chegar até aqui já é extremamente importante", disse a diretora pro-tempore da FEnf, Fernanda Cintra, dando boas vindas aos ingressantes da Enfermagem. Fernanda falou brevemente sobre a trajetória do curso de enfermagem, que até 2012 era oferecida pela FCM. "Agora somos uma faculdade independente, mas mantemos a parceria com a FCM para oferecer a melhor formação que puderem ter. Este é um tempo sem volta, mas que definitivamente irá transformar a vida de vocês"
“Não se faz mais saúde com uma única profissão”, observou a coordenadora da graduação em Enfermagem, Luciana de Lione Melo, aos ingressantes da FEnf de 2014. Concordando com os colegas de mesa, Luciana disse que a universidade vive o momento da interdisciplinaridade e que por isso os estudantes devem aproveitar todas as oportunidades oferecidas nos campi da Unicamp. “Agora é pra valer!”, exclamou.
A cerimônia de recepção dos calouros contou ainda com a participação da enfermeira Rosana Vasquez Rosa, apresentando o Cecom Unicamp; das professoras Eloisa Helena Rubello Valler Celeri e Maria Ângela Antonio que falaram das atribuições da Comissão de Apoio ao Estudante (CAE); e do professor Marco Antonio dos Santos, que refletiu sobre o dia a dia dos profissionais da área de saúde e que agora fará parte da realidade desses estudantes.