No dia 26 de março a Assistência à Saúde de Pacientes com Epilepsia (ASPE), em parceria com a Fundação Internacional Anita Kaufmann, promovem o Purple Day (“Dia Roxo”). Haverá a divulgação e distribuição de materiais que façam alusão à cor roxa, como fitas para usar como botons e, na Unicamp, o prédio da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) será iluminado de roxo.
“Queremos transformar essa data em um marco nacional da campanha para a conscientização sobre a epilepsia”, disse a secretária executiva da ASPE Gabriela Spagnol.
A epilepsia é a doença neurológica crônica grave mais comum em todo o mundo e afeta todas as idades, raças e classes sociais. No Brasil, é estimado que existam três milhões de pessoas com epilepsia, sendo que a este número somam-se 300 novos casos por dia. Aproximadamente 50% dos casos de epilepsia tem início na infância e adolescência.
A ASPE desenvolve ações de conscientização sobre epilepsia no Brasil, sendo ela a executora oficial do Projeto Demonstrativo sobre Epilepsia no Brasil parte integrante da Campanha Global ‘Epilepsia fora das Sombras’ da Organização Mundial de Saúde.