Pesquisas que concorrem ao prêmio Lopes de Faria são destaques do Boletim da FCM de janeiro

No mês de novembro de 2013 aconteceu na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp o XXII Congresso Médico Acadêmico da Unicamp (CoMAU), evento científico organizado e promovido por alunos do curso de medicina. O tema dessa edição foi epigenética - estudo das mudanças hereditárias dos genes. O CoMAU também é uma vitrine para os alunos apresentarem suas pesquisas e concorrerem aos prêmios Adolfo Lutz e Lopes de Faria.

Cerca de 31 trabalhos científicos foram inscritos ao prêmio nas áreas Básica, Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia, Pediatria, Saúde Coletiva e Clínica Médica. O vencedor em cada categoria ganha R$ 500,00 e o passaporte para disputar o prêmio Lopes de Faria, entregue pela Câmara de Pesquisa da FCM ao melhor do ano. O vencedor recebe R$ 4 mil (teto FAEP/PRP) para cobrir despesas em congressos nacionais e internacionais.

A edição desse mês do Boletim da FCM traz o resumo dos seis trabalhos que concorrem ao prêmio Lopes de Faria. O anúncio do vencedor e a entrega do prêmio serão feitos no mês de maio, durante reunião da Congregação da FCM. A data será divulgada posteriormente. Os trabalhos que concorrem ao prêmio são:

Área Básica - O papel da insulin degrading enzyme (ide) na resistência à insulina induzida por dieta cafeteria em camundongos swiss, de Patricia Brandimarti, José Maria Costa Júnior, André Otavio Peres Protzek, Sandra Mara Ferreira, Gustavo Jorge dos Santos, Everardo Magalhães Carneiro e Antonio Carlos Boschero. A orientação é de Luiz Fernando de Rezende.

Área de Clínica Médica - Relação entre tipos de auras e alterações estruturais em ressonância magnética em pacientes com epilepsia de lobo temporal mesial, de Ana Beatriz Onofre Chen e Ana Carolina Coan. A orientação é de Fernando Cendes.

Área de Ginecologia e Obstetrícia - Detecção do DNA do gene HER2 no plasma sanguíneo de pacientes com câncer de mama, de Géssica Sabrine Braga Barbosa, Julia Yuriko Shinzato e Luciana Montes Rezende. A orientação é de Carmen Sílvia Bertuzzo.

Área de Pediatria - Importância da relação entre testosterona e dihidrotestosterona em pacientes com ambiguidade genital e cariótipo 46,XY, de Anna Beatriz Lima do Valle Astur e Guilherme Guaragna Filho. A orientação é de Gil Guerra-Junior.

Área de Cirurgia - Análise dos resultados do primeiro ano (2012) da campanha de prevenção do câncer colorretal no campus "Zeferino Vaz" – Unicamp, de André Henrique Miyoshi. A orientação é de Cláudio Saddy Rodrigues Coy.

Área de Saúde Coletiva - O usuário da Atenção Básica e as ofertas em saúde mental: como os prescritores enxergam a questão do manejo terapêutico, de Gabriela Della Ripa Rodrigues Assis, Alcir Escocia Dorigatti, Vanessa Contatto Rossi e Thiago Lavras Trape. A orientação é de Rosana Teresa Onocko Campos.

O Prêmio Lopes de Faria foi instituído em 1995 pelos professores Fernando Ferreira Costa, Paulo Eduardo Moreira Rodrigues da Silva e pelos representantes do Centro Acadêmico Adolfo Lutz (CAAL). O prêmio é uma homenagem ao professor-titular e médico patologista Lopes de Faria, que deu início, em 1965, ao Departamento de Anatomia Patológica da Unicamp. Lopes de Faria também foi diretor da FCM de 1972 a 1976.