No mês de novembro de 2013 aconteceu na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp o XXII Congresso Médico Acadêmico da Unicamp (CoMAU), evento científico organizado e promovido por alunos do curso de medicina. O tema dessa edição foi epigenética - estudo das mudanças hereditárias dos genes. O CoMAU também é uma vitrine para os alunos apresentarem suas pesquisas e concorrerem aos prêmios Adolfo Lutz e Lopes de Faria.
Cerca de 31 trabalhos científicos foram inscritos ao prêmio nas áreas Básica, Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia, Pediatria, Saúde Coletiva e Clínica Médica. O vencedor em cada categoria ganha R$ 500,00 e o passaporte para disputar o prêmio Lopes de Faria, entregue pela Câmara de Pesquisa da FCM ao melhor do ano. O vencedor recebe R$ 4 mil (teto FAEP/PRP) para cobrir despesas em congressos nacionais e internacionais.
A edição desse mês do Boletim da FCM traz o resumo dos seis trabalhos que concorrem ao prêmio Lopes de Faria. O anúncio do vencedor e a entrega do prêmio serão feitos no mês de maio, durante reunião da Congregação da FCM. A data será divulgada posteriormente. Os trabalhos que concorrem ao prêmio são:
Área Básica - O papel da insulin degrading enzyme (ide) na resistência à insulina induzida por dieta cafeteria em camundongos swiss, de Patricia Brandimarti, José Maria Costa Júnior, André Otavio Peres Protzek, Sandra Mara Ferreira, Gustavo Jorge dos Santos, Everardo Magalhães Carneiro e Antonio Carlos Boschero. A orientação é de Luiz Fernando de Rezende.
Área de Clínica Médica - Relação entre tipos de auras e alterações estruturais em ressonância magnética em pacientes com epilepsia de lobo temporal mesial, de Ana Beatriz Onofre Chen e Ana Carolina Coan. A orientação é de Fernando Cendes.
Área de Ginecologia e Obstetrícia - Detecção do DNA do gene HER2 no plasma sanguíneo de pacientes com câncer de mama, de Géssica Sabrine Braga Barbosa, Julia Yuriko Shinzato e Luciana Montes Rezende. A orientação é de Carmen Sílvia Bertuzzo.
Área de Pediatria - Importância da relação entre testosterona e dihidrotestosterona em pacientes com ambiguidade genital e cariótipo 46,XY, de Anna Beatriz Lima do Valle Astur e Guilherme Guaragna Filho. A orientação é de Gil Guerra-Junior.
Área de Cirurgia - Análise dos resultados do primeiro ano (2012) da campanha de prevenção do câncer colorretal no campus "Zeferino Vaz" – Unicamp, de André Henrique Miyoshi. A orientação é de Cláudio Saddy Rodrigues Coy.
Área de Saúde Coletiva - O usuário da Atenção Básica e as ofertas em saúde mental: como os prescritores enxergam a questão do manejo terapêutico, de Gabriela Della Ripa Rodrigues Assis, Alcir Escocia Dorigatti, Vanessa Contatto Rossi e Thiago Lavras Trape. A orientação é de Rosana Teresa Onocko Campos.
O Prêmio Lopes de Faria foi instituído em 1995 pelos professores Fernando Ferreira Costa, Paulo Eduardo Moreira Rodrigues da Silva e pelos representantes do Centro Acadêmico Adolfo Lutz (CAAL). O prêmio é uma homenagem ao professor-titular e médico patologista Lopes de Faria, que deu início, em 1965, ao Departamento de Anatomia Patológica da Unicamp. Lopes de Faria também foi diretor da FCM de 1972 a 1976.