Nos dias 18 e 29 de outubro, a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp recebeu a visita de Fábio Boylan, professor assistente do curso de Farmácia do Trinity College Dublin, Irlanda e José Cavazos é professor de neurologia, farmacologia e fisiologia e diretor assistente do programa médico-pesquisador MD/PhD da Universidade do Texas, Estados Unidos. Ambas as visitas foram coordenadas pelo Escritório de Internacionalização da FCM.
Boylan manteve reunião com o coordenador do curso de Farmácia da Unicamp pela FCM, Stephen Hyslop. O objetivo foi apresentar as possibilidades de estudo que o Trinity College oferece para alunos da faculdade – especialmente na área de Farmácia – nas áreas de graduação e pós-graduação e também para professores brasileiros que queiram desenvolver projetos de pesquisa.
“A Irlanda viu a possibilidade de parcerias com Universidades brasileiras. Saímos de zero alunos brasileiros de graduação no ano passado para 62. O nível do Trinity é altíssimo. Ele foi fundado em 1522, é a primeira faculdade da Irlanda e a 61ª do mundo. Temos todos os cursos de graduação, menos medicina veterinária e agricultura”, disse Boylan que é formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Cavazos veio ao Brasil para participar do 22º Simpósio Internacional de Epilepsia. Ele é também diretor do Centro de Excelência em Epilepsia da Administração de Saúde dos Veteranos da Universidade do Texas. Desde 2012, ele mantém contato com a professora e pesquisadora Claudia Morelli, do Departamento de Genética da FCM. Ambos desenvolvem pesquisas no modelo zebrafish (peixe Paulistinha).
“O foco da pesquisa de Cavazos está em investigar a plasticidade na formação hipocampal por meio de experimentos em modelos animais de epilepsia, análise de crises epilépticas e epileptogênese”, explicou Cláudia que fez um passeio com Cavazos pela Unicamp e por alguns laboratórios da FCM.
“Acredito que essa visita possa ampliar a colaboração com a Universidade”, comentou a pesquisadora que é membro do Escritório de Internacionalização e que participou de ambas as reuniões e visitas.
Texto e fotos: Edimilson Montalti - ARP-FCM/Unicamp