Jornada Paulista de Dermatologia reúne centenas de profissionais na FCM da Unicamp

Dermatologistas do Estado de São Paulo participam até sábado (15) da 145ª Jornada Paulista de Dermatologia, que acontece na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. A abertura do evento foi nesta sexta-feira (14) pela manhã no auditório da FCM. Os temas abordados serão a interface da dermatologia com outras especialidades médicas. Para a edição de 2013 foram convidados 30 pacientes.

“Pacientes com dermatoses são convidados para participar, quer pela raridade das manifestações cutâneas, quer pela resposta ao tratamento. Isso ajuda no aprendizado dos profissionais participantes, na discussão diagnóstica ou conduta terapêutica, de forma a beneficiar os próprios pacientes”, disse Paulo Eduardo Velho, professor da disciplina de dermatologia da FCM da Unicamp.

O primeiro palestrante da manhã foi o dermatologista da Unicamp Elemir Macedo de Souza. Ele falou sobre lipodistrofias – distribuição anormal de gordura pelo corpo. “Minha paixão por lipodistrofias começou em 1971 continuo sem saber nada. O que vou falar é o que apurei nesses 42 anos sobre essa doença como dermatologista”, disse Elemir.

A primeira Jornada Paulista de Dermatologia ocorreu em 1971 na Unicamp e outras aconteceram em 1996 e 2001, também na Universidade.

Texto: Edimilson Montalti - ARP-FCM/Unicamp