Liga de Cirurgia homenageia Luiz Sergio Leonardi em evento concorrido

O cirurgião e professor emérito da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp Luiz Sérgio Leonardi foi homenageado na última terça-feira (28) do mês de maio durante o "I Curso Básico de Cirurgia para estudantes de Medicina", ocorrido no anfiteatro Paulistão. Mais de 110 alunos de medicina prestigiaram o curso organizado pela Liga de Cirurgia, que entregou ao ex-chefe do Departamento de Cirurgia e ex-diretor da FCM de 1980 a 1984 uma placa com o brasão da Liga que, a partir de agora, passa a ser chamada Liga de Cirurgia Professor Luiz Sérgio Leonardi. 

Em seu discurso, Leonardi lembrou das atividades que exerceu na faculdade e de fatos notáveis em sua trajetória, como a primeira cirurgia de úlcera péptica realizada no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, juntamente com o professor Mário Mantovani.  O professor Ivan Toro, docente da cirurgia torácica e também orientador da Liga, proferiu uma palestra motivacional e falou sobre a importância da realização de atividades extra-curriculares para uma completa formação dos alunos.

O professor Henrique Virgilli, cirurgião do aparelho digestivo, falou sobre a evolução histórica da atividade cirúrgica desde suas origens até os dias atuais. O professor Joaquim Bustorff, chefe do Departamento de Cirurgia da FCM e cirurgião pediátrico, deu sequência ao curso com uma palestra sobre as principais vias de acesso cirúrgico, prendendo a atenção de todos os alunos com uma linguagem bastante didática. Bustorff também prestou sua homenagem ao professor Leonardi.

Encerrando o curso, o professor Leonardo Reis, cirurgião urológico, ministrou a palestra "O trabalho científico em cirurgia", destacando a relevância da busca por novos conhecimentos no campo cirúrgico. Ele também trouxe elementos motivadores para atrair os alunos à atividade cientifica em cirurgia.

Os 110 alunos presentes no curso aproveitaram o evento para pleitear uma das 10 vagas de Ligante para o ano de 2013. O processo seletivo envolverá provas objetivas e dissertativas, além de entrevista e análise de currículo.

"A grande adesão dos alunos ao Curso, só evidencia o enorme interesse por Cirurgia dentro da nossa Escola, e a "sede" dos acadêmicos por contato com a prática cirúrgica", afirma Eduardo João, um dos presidentes da Liga de Cirurgia.

O curso foi organizado pelos alunos do curso de medicina da FCM da Unicamp, Bárbara Campos Freire e Eduardo João (presidentes), Paulo Galego (diretor de Ensino) e Camila Fahl (secretária) da Liga de Cirurgia. O curso contou ainda com o apoio do Departamento de Cirurgia da FCM e da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC).

Texto: Edimilson Montalti - ARP-FCM/Unicamp

Fotos: Divulgação Liga de Cirurgia