A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) comemora 50 anos em maio de 2013. Na semana de 20 a 25 de maio, uma extensa agenda de eventos foi programada para celebrar essa data, antigo sonho dos campineiros. Em 1946, por iniciativa do jornalista Luso Ventura, do jornal Correio Popular, a cidade de Campinas iniciou uma campanha para a instalação de uma faculdade de medicina. Em 1963, a Faculdade de Medicina de Campinas foi autorizada a funcionar provisoriamente, nas dependências da Maternidade de Campinas, ainda em construção. Em abril do mesmo ano foi realizado o primeiro vestibular, para o qual se inscreveram 1.592 candidatos para as 50 vagas existentes.
Em 20 de maio de 1963 foi ministrada a aula magna inaugural, no Teatro Municipal de Campinas, proferida pelo reitor da USP, Antônio Barros de Ulhôa Cintra. Esta data marca, oficialmente, o funcionamento da Faculdade. Em 1965, a Faculdade de Medicina firmou acordo com a Santa Casa de Misericórdia de Campinas e para lá se transferiu, onde permaneceu até 1985. No ano de 1986, a FCM mudou-se para o campus da Unicamp.
Hoje, a Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp é responsável pelos cursos de Medicina; Enfermagem (embora tenha se transformado em Faculdade em 2012, ainda mantém o vínculo com a FCM), Fonoaudiologia (curso compartilhado com o Instituto de Estudos da Linguagem) e Farmácia (em parceria com Instituto de Biologia, Instituto de Química e Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas). O corpo docente é constituído por 342 professores, 98% com doutorado.
Em seus cursos de graduação estudam, aproximadamente, 1,1 mil alunos: 60% deles em Medicina e os demais distribuídos nos outros cursos. Na pós-graduação estudam 1,2 mil estudantes distribuídos em 11 programas. Alguns destes alunos são estrangeiros atraídos pela excelência acadêmica da instituição. Na Residência Médica, a FCM disponibiliza 79 programas credenciados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), além de programas complementares em 28 áreas, com cerca de 500 médicos-residentes.
Em 2012, foram produzidos mais de 1.020 artigos aprovados para publicação em periódicos nacionais e internacionais. Na área de pesquisa, há na FCM, atualmente, 1.033 projetos em andamento distribuídos em 151 linhas de pesquisa nos 94 laboratórios espalhadores pelo complexo da área da saúde da Unicamp, que atende a uma população de cinco milhões de pessoas da macrorregião de Campinas.
Integram este conjunto o Hospital de Clínicas (HC), o Hospital da Mulher “Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti” (Caism), Hospital Estadual de Sumaré (HES), o Hemocentro, o Gastrocentro, Centros de Saúde e vários Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME) localizados em diversos municípios paulistas.
Por duas vezes, em 2010 e 2012, a FCM foi convidada a indicar concorrentes ao prêmio Nobel de Medicina. De seus bancos escolares saíram nomes para cargos públicos na área da Saúde, dentre eles o atual secretário de Saúde de Campinas, Carmino de Souza e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Programação da semana comemorativa dos 50 anos da FCM
Dia 16 – Seminário Educação Médica: História e Perspectiva
Local: Auditório 5 da FCM
Horário: das 8h30 às 17h
Inscrições: http://www.fcm.unicamp.br/educacaoMedica/index.php
Dia 20 – Sessão solene em homenagem aos diretores, ex-diretores, diretores associados e ex-diretores associados da FCM
Local: Auditório 5 da FCM
Horário: 11 horas
Dia 21 – Missa de Ação de Graças
Local: Auditório 5 da FCM
Horário: das 11 às 12 horas
http://www.fcm.unicamp.br/fcm/fcm-hoje/eventos/2013/missa-de-acao-de-gracas-50-anos-fcm
Dia 21 – Quinteto de cordas
Local: Hall em frente a Capela do HC da Unicamp (3º andar)
Horário: 12 horas
Dia 21 - Comemoração 50 anos Centro Acadêmico Adolfo Lutz (CAAL)
Local: Espaço Terrazza
Horário: 19h30
http://www.fcm.unicamp.br/fcm/fcm-hoje/eventos/2013/comemoracao-caal
Dia 22 – Abertura dos jogos do Jubileu de Ouro com ex-atletas e times atuais da Associação Atlética Acadêmica Adolfo Lutz (AAAAL)
Local: Centro de Convivência da área da Saúde
Horário: 19 horas
Dia 22 – Quinteto de cordas
Local: Cantina da Lego, prédio das salas de aula
Horário: 12 horas
Dia 23 – Abertura da exposição acervo do cotidiano da FCM
Fotos do Prof. Dr. Livio Nanni
Local: Espaço das Artes da FCM, saguão do prédio-sede da FCM
Horário: 11 horas
http://www.fcm.unicamp.br/fcm/fcm-hoje/eventos/2013/exposicao-acervo-do-cotidiano-da-fcm
Dia 23 – Premiação e encerramento dos Jogos do Jubileu de Ouro
Local: Centro de Convivência da área da Saúde
Horário: 19 horas
Dia 24 – Apresentação musical Helder e Ricardo (violões)
Local: Espaço das Artes FCM, saguão do prédio-sede da FCM
Horário: 12 horas
Dia 24 – Chopada dos “veios”
Local: Campinas Hall
Horário: 20 horas
Dia 25 – Tour pela FCM
Local: Memorial da faculdade
Horário: 11 horas
http://www.fcm.unicamp.br/fcm/fcm-hoje/eventos/2013/tour-fcm-50-anos-fcm
Dia 25 – Palestra de encerramento
Local: The Royal Palm Plaza
Horário: 17 horas
Dia 25 – Jantar e baile de gala da FCM
Local: Sociedade Hípica de Campinas
Horário: 21 horas
Acompanhe a programação em www.50anos.fcm.unicamp.br
Endereço da FCM: Rua Tessália Vieira de Camargo, 126, distrito de Barão Geraldo, Unicamp, Campinas, SP.