Turma de Fonoaudiologia descerra quadro de fotos

A oitava turma do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp descerrou na manhã de quinta-feira (13) o painel de fotos de 2012. Antes da cerimônia, as alunas tiveram a “aula da saudade” com as professoras Rita de Cássia Ietto Montilha e Lúcia Mourão. Antes do descerramento das fotos, o coral formado por pacientes com doença de Parkinson cantou uma canção para as formandas. Os pacientes são atendidos no Cepre e no Hospital de Clínicas (HC).  A apresentação emocionou a todos.

“A fotos de vocês neste quadro mostra o fim de um ciclo e marca a formação em fonoaudiologia, uma profissão que melhora a qualidade de vida das pessoas em todos os níveis, desde o recém-nascido até o idoso. Em muitos casos, fazer com que as pessoas voltem a ficar felizes”, disse Maria Francisca Collela dos Santos, coordenadora do curso de graduação em Fonoaudiologia.

Um exemplo é o caso de um paciente atendido no Cepre com dificuldade em movimentar a mandíbula. Em poucas sessões ele passou a conseguir abrir a boca e relatou a importância disso para a vida dele: “Vou conseguir comer a ceia de Natal”, relatou o paciente.

“Para um país que quer se desenvolver cada vez mais, a preocupação com a qualidade de vida deve vir à frente e vocês vão atuar abrindo caminhos, sensibilizando autoridades e formando serviços que, cada vez mais, atendam melhor a população”, disse a diretora-associada da FCM, Rosa Inês Costa Pereira, às formandas do curso de Fonoudiologia.

Texto: Edimilson Montalti – ARP-FCM/Unicamp

Fotos: Mário Moreira e Marcelo Oliveira – CADCC-FCM/Unicamp