Começou nesta terça-feira (6) na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) o XXI Congresso Médico Acadêmico da Unicamp (CoMAU), maior evento científico da Unicamp organizado e promovido totalmente por alunos. Na abertura foi apresentado o novo logotipo do curso de Medicina da Unicamp, idealizado pelo segundanista do curso, Eduardo João.
“Fiz uma pesquisa histórica e usei a imagem do emblema do broche da primeira turma do curso de Medicina como ponto central. Fui acrescentando outros elementos que remetem à modernidade e inovação e constituí esse novo logotipo que espero ver ainda nos próximos 50 anos”, explicou Eduardo.
O tema desde ano do CoMAU é “Terminalidade e Geriatria”. Durante o evento ocorre a entrega dos prêmios “Adolfo Lutz” ao melhor trabalho apresentado em cada uma das seis áreas gerais da prática médica (Básica, Clínica, Cirurgia, Ginecologia & Obstetrícia, Pediatria e Saúde Coletiva). O melhor de de todos estes seis recebe o premio “Lopes de Faria”, entregue pela Câmara de Pesquisa em cerimônia oficial realizada na Congregação da FCM no ano seguinte.
No dia 10 novembro acontece o pós-CoMAU, com o tema “Esporte e Saúde”. “Escolhemos tema geriatria por causa do envelhecimento da população e esporte e saúde para abrir um debate sobre os benefícios e consequências da atividade física em excesso”, disse Patrícia Brandimarti, presidente do XXI CoMAU.
A diretora-associada da FCM, Rosa Inês Costa Pereira, parabenizou a todos pela organização do evento que completa a sua maioridade. “Um Congresso como este traz temas que seria impossível abordar em seis anos de um curso de graduação”, comentou Rosa Inês.
A organização do CoMAU contou com a coordenação do professor Gil Guerra Jr., docente do Departamento de Pediatria e responsável pelo Centro de Investigação em Pediatria (Ciped). O professor Rogério Antunes Pereira Filho, presidente da Comissão Organizadora dos 50 anos da FCM, também participou da mesa de abertura do evento e parabenizou os alunos por “manterem viva a chama do Centro Acadêmico que nunca se curvou diante de dificuldades e imposições”.
O CoMAU surgiu em 1992, fruto da iniciativa de alunos de Medicina da FCM – Unicamp que desejavam consolidar sua formação acadêmica por meio de um evento que congregasse atualização científica, ensino médico e visão global da saúde no Brasil. A estes objetivos, associaram as demandas de Campinas e região por um evento que atualizasse conhecimentos de profissionais da saúde.
Em seus vinte anos de existência, o CoMAU recebeu grandes personalidades da área da Saúde no Brasil e no exterior, como: Euriclydes de Jesus Zerbini, responsável pelo 1o. transplante cardíaco realizado na América Latina e 2o. no mundo; Adib Jatene, ex-Ministro da Saúde; Ivo Pitanguy, professor titular de Cirurgia Plástica da PUC-RJ; Hunter “Patch” Adams, fundador do GesundheitInstitute, nos EUA; Miguel Nicolelis, professor assistente do Departamento de Neurobiologia da Universidade de Duke, Carolina do Norte, EUA e Alexandre Padilha, atual Ministro da Saúde do Brasil.
Texto e fotos: Edimilson Montalti - ARP-FCM/Unicamp