Sendo um campo interdisciplinar por excelência, a Saúde Coletiva se desenvolveu a partir da estruturação de três eixos disciplinares principais: a epidemiologia, as ciências sociais em saúde e o planejamento e gestão em saúde. Refletindo essa tradicional interdisciplinaridade, nosso programa é multiprofissional, e se utiliza de abordagens metodológicas qualitativas e quantitativas.
Nossas atuais áreas de concentração: Epidemiologia; Política, Planejamento e Gestão; e Ciências Sociais em Saúde refletem a especificidade dos eixos disciplinares e propiciam o estudo aprofundado e especializado sem perder-se a conexão temática da área. Para garantir essa coesão do campo como um todo existe um núcleo básico de disciplinas comuns a todas as áreas de concentração, que busca assegurar uma competência básica na saúde coletiva como um todo.
O programa tem se caracterizado por grande intercâmbio com serviços de saúde, agências e universidades nacionais e internacionais. Tem atraído pesquisadores de universidades nacionais, latino-americanas, e do Sistema Único de Saúde brasileiro e de suas áreas complementares. Como conseqüência, sua atuação tem se pautado por parcerias produtivas com outras instituições do âmbito acadêmico interno à UNICAMP, de Universidades e Institutos de Pesquisa estaduais, federais nacionais e internacionais.
Seu público alvo são os profissionais de nível superior que atuem com interface com Ciências da Saúde na área de Saúde Coletiva e, sua duração é de 12 a 24 meses para o Mestrado e 24 a 48 meses para o Doutorado. A importante demanda dos últimos anos é sistematicamente avaliada por meio de um processo seletivo e os critérios para a obtenção de bolsas são absolutamente meritocráticos, estimulando o engajamento e a dedicação integral de nossos alunos.
Com orgulho vemos isso refletido em nossos egressos: produzimos 20% dos doutores brasileiros em Saúde Coletiva durante o qüinqüênio 2004-2008 e muitos desses ex-alunos desempenham hoje cargos de alta relevância no Sistema Único de Saúde Brasileiro, e em Universidades Públicas nacionais e estrangeiras contribuindo para o desenvolvimento da ciência no país e na região.