Nelson Andreollo, Lar da Amizade e AMIC recebem o XII Prêmio Paes Leme

A Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) entrega no dia 19 de outubro, durante o jantar e baile de gala do médico, às 22 horas, na Hípica de Campinas, o XII Prêmio Paes Leme. O médico gastroenterologista Nelson Adami Andreollo, chefe da disciplina de cirurgia do aparelho digestivo da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp é um dos homenageados neste ano. As instituições Lar da Amizade e AMIC também recebem o prêmio.

A definição dos homenageados foi feita pela Diretoria da SMCC. Os critérios para escolha levaram em consideração médicos e instituições que sempre honraram a medicina, com um trabalho sério, trazendo orgulho não só a classe médica, mas a toda população. 

O Prêmio Paes Leme foi criado com o objetivo de homenagear personalidades (médicas ou não) e instituições e/ou programas sociais, que tenham contribuído, direta ou indiretamente para o bem-estar social ou para o exercício livre e ético da medicina em Campinas.

O nome Paes Leme foi uma homenagem ao primeiro presidente da SMCC, o médico Francisco Betim Paes Leme, que dirigiu a entidade entre 1925 e 1926.

Nelson Adami Andreollo possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (1976) e doutorado em Cirurgia pela Universidade Estadual de Campinas (1984). Estágio pós-doutorado em Londres, Inglaterra (1985-86), no London Hospital. Obteve o título de livre-docente em cirurgia em 1995 e, desde 2005, é professor titular do Departamento de Cirurgia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Gastroenterologia e Cirurgia Experimental atuando principalmente nos seguintes temas: esôfago, estômago e duodeno, tratamento cirúrgico, disfagia, motilidade de esôfago, pesquisa experimental e endoscopia digestiva.

Texto: Edimilson Montalti - ARP-FCM/Unicamp

Foto: Mário Moreira - CADCC-FCM/Unicamp