A disciplina de cirurgia vascular realizou nos dias 14 e 15 de agosto, no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, a primeira imersão endovascular de correção de aneurisma de aorta e no dia 21 de agosto um treinamento para os médicos residentes com um simulador de cateterismo vascular.
Conforme programação, no dia 14 foi realizada uma palestra sobre o tema seguido de um jantar para os participantes. No dia 15 foram realizados procedimentos endovasculares, ao vivo, com transmissão simultânea à sala de telemedicina, com a participação de médicos da região e do interior do estado de São Paulo.
Já no dia 21 foi realizado treinamento, em período integral, para os residentes da cirurgia vascular com um simulador de cateterismo vascular. O equipamento é importado e permite aprimorar técnicas de cateterismo, tratamento endovascular, seletivação de vasos, aplicação de “stents” e endopróteses e avaliação por imagens.
“O simulador é um equipamento que melhora o desempenho dos residentes, pois permite treinamento em situações reais. O equipamento permaneceu em nosso serviço por 12 horas, permitindo um treinamento intenso”, explicou Ana Terezinha Guillaumon, chefe da disciplina.
A palestra e treinamento tiveram apoio da Cordis, holding da Johnson&Johnson e da CMS Medical.
Texto: Edimilson Montalti - ARP-FCM/Unicamp