II ENCONTRO - A QUEIXA ESCOLAR: MEDICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO E NA SAÚDE
DATA: 20/06/2012
CREDENCIAMENTO: 8h30
INÍCIO: 9 h às 16h30.
LOCAL: Auditório 5 da FCM da UNICAMP - Rua Tessália Vieira de Camargo, 126. Cidade Universitária "Zeferino Vaz", Distrito de Barão Geraldo, Campinas/SP.
VAGAS LIMITADAS
HAVERÁ ENTREGA DE CERTIFICADOS PARA PARTICIPANTES PRESENCIAIS
Transmissão ao vivo:
http://www.fcm.unicamp.br/videoconferencia/index.php
Descrição do evento:
9h - ABERTURA MANHÃ
CRP, NÚCLEO DO FÓRUM DE MEDICALIZAÇÃO, DPTO DE PEDIATRIA - UNICAMP, SADA.
Mesa Redonda:
9h30 - A INFÂNCIA MEDICALIZADA
Maria Aparecida Affonso Moysés - Médica pediatra formada na USP, com doutorado na USP e Livre-Docência em Pediatria Social na UNICAMP. Professora Titular em Pediatria na UNICAMP. Coordena o Laboratório de Estudos sobre Aprendizagem, Desenvolvimento e Direitos, no CIPED (Centro de Investigações em Pediatria) da UNICAMP.
10h - A EDUCAÇÃO NA ERA DOS TRANSTORNOS
Cecília Azevedo Lima Collares - Pedagoga pela PUC SP, Mestre em Psicologia da Educação pela PUC SP; Doutorado em Sociologia e Política pela Fund. Escola de Sociologia e Política de São Paulo e Livre-Docência em Psicologia Educacional pela UNICAMP. Professora Associada da Fac. de Educação da UNICAMP (aposentada), com larga atuação em ensino, pesquisa e extensão, em especial, nos campos de fracasso escolar, escola, medicalização dos processos ensino-aprendizagem. Membro fundador do Fórum sobre a Medicalização da Educação e da Sociedade e autora de livros e artigos científicos - destaque para o livro "Preconceitos no Cotidiano Escolar".
Coord.: Rosangela de Fátima Villar crp06/8458 - Formada pela PUC Campinas, é psicóloga do SADA - Serviço de Atenção às Dificuldades de Aprendizagem (SUS Campinas), atua há 30 anos na área da psicopedagogia/serviço público. Membro da Comissão organizadora da Rede Municipal de Crianças e Adolescentes de Campinas e da Secretaria Executiva do Núcleo Campinas sobre Medicalização da Educação e Sociedade e colaboradora do CRP - área da criança e adolescente.
10h30 - DEBATE
11h30 - ENCERRAMENTO MANHÃ
13h ABERTURA TARDE
13h30 - POSSIBILIDADES DE ENFRENTAMENTO DA MEDICALIZAÇÃO DOS PROCESSOS EDUCACIONAIS
Claudia Perrota - Fonoaudióloga clínica, mestre em Fonoaudiologia e doutorando de Psicologia Clínica pela PUC/SP. Desde 1985, trabalha com crianças, adolescentes e adultos que apresentam questões referentes à linguagem, principalmente escrita. É autora do livro Um texto pra chamar de seu - preliminares sobre a produção do texto acadêmico, 2004 (Martins Fontes), além de outros artigos e capítulos de livros. Em 2007, atuou como mediadora no curso online Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade (PLEC) para os professores da SEE - SP. Coordena oficina de escrita para professores da Escola de EI Jacarandá.
Maria Teresa Esteban do Valle - Doutora em Educação pela Universidade de Santiago de Compostela. Professora Associado II da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Participante do GRUPALFA. Pesquisadora CNPq. Vice-coordenadora do GT Educação Popular da ANPEd.
Margareth Park - Pedagoga, Doutora em educação, ambos pela Unicamp; escritora; pesquisadora colaboradora do CMU Unicamp; autora de várias obras relacionadas à Formação de Educadores; vários trabalhos de assessorias realizados em prefeituras/fundações/instituições educativas.
Carla Biancha Angelucci crp06/77706 - Graduada em Psicologia pela USP; mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP; doutorado em Psicologia Social pela USP. Atualmente é docente em regime de período integral no curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Psicoterapeuta. Conselheira Presidente do CRPSP gestão 2010/2013.
Coord.: Tácito Carderelli da Silveira crp06/57695 - Psicólogo, Psicanalista, Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo, Professor da FAAT Faculdades - Atibaia/SP, nos cursos de Psicologia e Pedagogia. Membro do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade.
15h - DEBATE
16h - ENCERRAMENTO