No início do mês de maio foi realizado o “I Simpósio Acadêmico de Oncologia” no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. O evento foi organizado por alunos do terceiro ano do curso de medicina e alunos do Grupo de Estudos em Oncologia (GEO), sob a orientação e supervisão dos professores da área de oncologia clínica da FCM. No total, mais de 350 participaram do simpósio.
“O objetivo do evento foi contribuir para a formação de pessoal da equipe multidisciplinar que atua no atendimento a pacientes portadores de neoplasias, incluindo médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, odontologistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, entre outro”, esclareceu a professora Carmen Silvia Passos Lima.
Durante o seminário foram abordados os aspectos epidemiológicos e as modalidades terapêuticas em câncer. Várias palestras foram proferidas, dentre elas o câncer como questão de saúde pública no Brasil e na região de Campinas, pela professora Marilisa Berti de Azevedo Barros; os progressos no tratamento de pacientes com câncer, pela professora Carmen Silvia Passos Lima; os limites do tratamento quimioterápico e o tratamento radioterápico, pelos professores José Barreto Campello Carvalheira e Eduardo Baldon Pereira, respectivamente; o suporte nutricional ao paciente oncológico, por Maristela Talamon e o uso da medicina integrativa em oncologia, pelo professor Nelson Filice de Barros.
O tratamento integral do paciente oncológico foi abordado em segundo bloco do evento, com foco no dia a dia do paciente oncológico. A palestrante foi a médica Elza Maria Patera Mourão. Outros assuntos abordados foram a comunicação diagnóstica, proferida pelo professor Mario Mourão Neto; os cuidados paliativos, por Mateus Marcheti Gomes e o suporte emocional na terminalidade, pela professora Nely Aparecida Guernelli Nucci.
A seguir, foram apresentados aspectos do câncer pediátrico. A professora Silvia Regina Brandalise falou sobre o cuidado à criança com câncer no Centro Infantil Boldrini; a psicóloga Elisa Maria Perina e a enfermeira Rita Tiziana Verardo Palastrini abordaram as dimensões do cuidar em psico-oncologia pediátrica e da humanização no tratamento de crianças terminais. O advogado Tiago Farina Matos falou sobre os direitos do paciente oncológico.
O “Trio Mario de Andrade”, composto pelo violinista e professor do Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica Joel Giglio, Rita Borro, no violoncelo, Aci Meyer, no piano e a cantora lírica Maria Carolina Galdames, fizeram o encerramento do simpósio com músicas de Astor Piazolla, Chiquinha Gonzaga, Villa-Lobos entre outros.
A comissão organizadora do evento convida todos que participaram do Simpósio Acadêmico de Oncologia a responder a pesquisa de opinião disponível em “contato” na opção “tipo”, em “crítica ou sugestão” no site www.simposiodeoncologia.com.br.
Em nota oficial, a Comissão Organizadora do I Simpósio Acadêmico de Oncologia disse que "esta experiência incrível nos ensinou um pouco mais sobre trabalho em grupo, tão importante em nossas profissões e, especialmente, a importância de sua temática frente ao crescimento do câncer na população brasileira. As críticas recebidas contribuirão para a organização e aprimoramento do II Simpósio Acadêmico de Oncologia, a ser realizado em 2013".
Texto: Carmen Silvia Passos Lima e Edimilson Montalti - ARP-FCM/Unicamp
Fotos: Comissão Organizadora do Simpósio Acadêmico de Oncologia