Especialistas da Unicamp realizam bate-papo público sobre problemas da tireoide

De 21 a 31 de maio, o Departamento de Tireoide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) promove a Semana Internacional de Tireoide em todo o Brasil. No dia 23 de maio, das 14 às 17 horas, no anfiteatro do Hospital de Clínicas (HC), localizado no 3º andar, um grupo de clínicos e cirurgiões estará à disposição do público especialistas da Unicamp para responder a todas as dúvidas sobre as doenças da tireoide. A entrada é gratuita.

De acordo com a endocrinologista Laura Sterian Ward, professora do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e presidente do departamento de Tireoide da SBEM, estima-se que aproximadamente 300 milhões de pessoas sofram de disfunções da tireoide no mundo e, destas, mais de 50% desconhecem esta condição.

“Estudos populacionais brasileiros mostram que 10% da população têm problemas de tireoide. Os mais comuns são o hipotireoidismo, o hipertireoidismo e o câncer de tireoide. Em idosos, a incidência das doenças aumenta, e nas mulheres a chance de desenvolver as doenças da tireoide é de três a cinco vezes maior do que nos homens”, diz Laura.

Segundo Laura, fadiga, intolerância ao frio, desânimo, queda de cabelo, pele seca e ganho de peso podem ser sintomas de hipotireoidismo. Já perda de peso, pele úmida e agitação podem ser sintomas de hipertireoidismo. Durante a palestra, Laura vai alertar sobre uma prática muito comum adotada pelos médicos para diagnóstico de problemas de tireoide: a ultrassonografia. A médica endocrinologista alerta que a ultrassonografia é um exame muito sensível que diagnostica a presença de nódulos benignos na região da tireoide presentes em 80% dos exames, dos quais apenas 1% pode ser maligno.

"Por isso a ultrassonografia não pode ser um exame de rastreamento de doença tireoidiana na população e só deve ser indicada para pacientes com suspeita de nódulo de tireoide. O melhor exame capaz de diagnosticar com certeza as disfunções da tireoide é o exame de TSH que avalia os níveis do hormônio. O teste é simples, de baixo custo e disponível pelo Sistema Único de Saúde”, explicou Laura.

No dia da palestra será lançado o livro “Manual prático de tireoide para paciente”. Trata-se de um livro destinado ao público leigo com o objetivo de esclarecer as principais dúvidas e falar sobre as doenças da tireoide.

“Na qualidade de editora e uma das autoras, achei que eu poderia oferecer o livro agora, durante a palestra no dia 23 de maio, no Hospital de Clínicas”, disse Ward.

O livro será lançado, oficialmente, durante o Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabolismo, em Goiania, de 7 a 10 de novembro.

Texto: Edimilson Montalti - ARP-FCM/Unicamp