Semana da Enfermagem termina com reunião da ABEn e Coren-SP

“O que nos mata, ás vezes, não é ter dinheiro, mas o poder de aparecer. O poder seduz e se não controlado, sufoca o talento. Um dos talentos é ser líder, para dar sequência ao trabalho, ao movimento sindical e à vida associativa que regem a enfermagem”. Com esta fala, Ivone Evangelista Cabral, presidente da Associação Brasileira de Enfermagem Nacional (ABEn), saudou os enfermeiros presentes na 73ª Semana de Enfermagem que termina nesta sexta-feria (18) na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.

A abertura oficial da reunião da ABEn, ocorrida dentro da programação da Semana da Enfermagem, foi feita pela diretora da regional Campinas, a enfermeira da FCM,  Maria Silvia Virgílio. Ela apresentou as pessoas que compõem a comissão local e convocou as enfermeiras a ajudar a entidade que completa 85 anos. Antes, um vídeo institucional sobre a história da ABEn foi passado para o público. “A ABEn ajudou a construir a enfermagem brasileira com muitas lutas”, disse Maria Silvia.

O professor do Departamento de Enfermagem da FCM da Unicamp, Mauro Antonio Pires Dias da Silva, sabe muito bem dessas lutas. Atual presidente do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Corem-SP), Mauro disse que a entidade movimenta em torno de 90 milhões de reais em arrecadação de anuidades de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

“Nunca nenhum presidente veio a público dizer quanto o Corem-SP arrecada e quanto gasta. Vamos deixar transparente todas as ações financeiras e recuperar a questão da fiscalização do exercício da profissão de forma educativa e preventiva, além de apoiar a jornada de 30 horas de trabalho para toda a categoria”, disse Mauro.

Sobre a jornada de 30 horas, Ivone espera que o projeto entre na pauta do Congresso Nacional na próxima semana. As lideranças da ABEn já estão mobilizadas para pressionar os congressistas a votarem em caráter de urgência está resolução, já aprovada em 2007. “Há 50 anos estamos batalhando pela jornada de 30 horas. Esperamos um acordo das lideranças políticas. Esta aprovação será um presente para a Semana de Enfermagem”, disse Ivone.

A Semana de Enfermagem acontece em homenagem a Florence Nightingale e Anna Nery.  Florence fundadora da enfermagem moderna. Ela nasceu em Florença, Itália, em 12 de maio 1820. Anna Nery foi a pioneira da enfermagem no Brasil. Ela faleceu em 20 de maio de 1880.

Participaram da programação da ABEn regional Campinas e do encerramento da 73ª Semana de Enfermagem a chefe do Departamento de Enfermagem do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, Flora Marta Giglio Bueno; a professora Silvana Denofre Carvalho, representando a professora Maria Isabel Pedreira de Freitas, chefe do Departamento de Enfermagem da FCM e o médico Rober Tuffi Hetem, representando o secretário municipal de Saúde de Campinas, Fernando Brandão. A Semana de Pesquisa teve a apoio do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) da Unicamp.

Texto e fotos: Edimilson Montalti - ARP-FCM/Unicamp