Um pôr-do-sol no estacionamento, uma ala de retratos de ex-diretores, um pórtico de passagem para a biblioteca ou o sorriso de um aluno são coisas que compõem o cotidiano de quem frequenta a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Sob a rotina do dia-a-dia, estes espaços coloridos podem se tornar preto-e-branco ou um COTIDIANO (IN)VISÍVEL, na visão da exposição da fotógrafa Nazira Mahayri, aberta nesta quarta-feira (2) no Espaço das Artes da FCM.
Nazira Mahayri é funcionária da Unicamp há 25 anos. Tem graduação e pós-graduação pela FCM. Atualmente, é professora assistente da disciplina de Reumatologia e coordenadora executiva do Registro de Câncer de Base Populacional de Campinas. Começou a fotografar em 1988, quando trabalhava no Centro de Saúde da Comunidade da Unicamp (Cecom), registrando situações antiergonômicas de trabalho em vários ambientes, dentro e fora da Universidade, para o Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos da Coluna Vertebral.
O produto deste trabalho, amador, foi substancial como material didático para ilustrações de posturas corretas e incorretas do corpo humano nas mais diversas atividades ocupacionais e que tiveram por objetivo orientar a comunidade para a prevenção de doenças do aparelho locomotor em todas as idades.
Esta experiência foi suficiente para Nazira descobrir a paixão pela fotografia que, adotada como hobby, permitiu sua participação em exposições, fotoclubes, oficinas, reuniões de fotógrafos amadores e profissionais. “Faço fotografia com filme, com máquina analógica. Nenhum retrato que faço tem manipulação. Gosto da foto pelo que o ela é, pelo real”, explica Nazira.
A ideia de reunir fotos coloridas e invertidas em preto-e-branco é para mostra que as pessoas acabam vendo tudo sem cor e esquecem de olhar a beleza e as sensações que o ambiente pode trazer.
“A FCM tem espaços maravilhosos. A ideia é contemplar funcionários, alunos, docentes e todas as pessoas que frequentam esse ambiente, que é lindo. Esta exposição despretensiosa é uma singela homenagem ao Jubileu de Ouro da FCM e uma demonstração de gratidão e apreço a todos que há 50 anos construíram e constroem, todos os dias, esta Faculdade”, diz Nazira.
Serviço:
Exposição COTIDIANO (IN)VISÍVEL
Artista: Nazira Mahayri
Período: de 2 de maio a 1 de junho
Local: Espaço das Artes da FCM
Saguão do prédio-sede
Rua Tessália Vieira de Camargo, 126
Unicamp
Aberto de segunda a domingo, das 8h30 às 17h30
Texto e fotos: Edimilson Montalti - ARP-FCM/Unicamp