SEMANA DE FONOAUDIOLOGIA - SEMAFON

Data: 
Mon, 10 Sep 2012 to Fri, 14 Sep 2012

 A Semana de Fonoaudiologia foi criada no ano de 2003, por iniciativa das alunas da I e II Turmas da Unicamp e pela Professora Maria Francisca Colella dos Santos. Formou-se, então, uma comissão para desenvolver idéias e colocá-las em prática em apenas quatro meses de organização.

O evento começou em pequenas proporções, em um anfiteatro com capacidade para 150 pessoas e cujo público alvo eram as próprias alunas do curso (lembrando que o curso, em 2003, estava ainda em seu segundo ano de existência). Já nesse primeiro ano tivemos a participação de renomados profissionais, como a Fga. Mara Behlau, Fga. Zelita Caldeira Ferreira Guedes, Fga. Lenny Cristina Kyrillos e Dr. Paulo Porto e equipe, entre outros.
Apesar da pouca experiência da Comissão Organizadora, o evento apresentou alto grau de satisfação tanto por parte dos participantes quanto por parte dos palestrantes.
Assim, tanto em 2004 como em 2005, ocorreram a II e III Semana de Fonoaudiologia, respectivamente, com participação em massa dos alunos da instituição, profissionais de dentro e fora da Unicamp e até mesmo de diversos alunos de Fonoaudiologia da Universidade de Goiânia. Nesses anos as atividades ocorreram em um espaço maior, o Auditório da Faculdade de Ciências Médicas. Dessa vez, tivemos como palestrantes Fga. Eliana Schochat. Fga. Dr. Iêda Pacheco Russo, Fga. Adriana Tessitore, Fga. Ana Lúcia Spina, Dr. Agrício Nunes Crespo, dentre outros.
Em 2007 e 2008, o evento também contou com uma gama de palestrantes do mais alto nível atuantes nas diversas áreas da Fonoaudiologia,como Fga Dr. Irene Marchesan, Fga Dr. Sílvia Pinho, Fga Dr. Kátia Almeida, Fga. Anelise Sabbag, e com a participação de mais estudantes e profissionais de outras instituições.

 

Inscrições de trabalhos científicos para a

X Semafon estão abertas

Estão abertas as inscrições de trabalhos científicos para a X Semana de Fonoaudiologia da Unicamp (Semafon), que vai acontecer de 10 a 14 de setembro de 2012 no auditório V da Faculdade de Ciências Médicas. Serão aceitos resumos expandidos nas modalidades pôster comentado e apresentação oral, que devem ser submetidos até 25/06/2012, conforme as normas. Os três melhores trabalhos de cada modalidade serão premiados.

Em breve, serão abertas as inscrições para a participação no evento.

Em caso de dúvidas envolvendo trabalhos científicos, entrem em contato pelo email: cientifica.semafon@gmail.com

Submissão de Trabalhos Científicos

 

1.   

Informações gerais

Modalidades de trabalhos: Apresentação oral ou Pôster comentado.

Prazo para submissão: de 16/04/2012 a 25/06/2012.

Data de divulgação dos trabalhos científicos aceitos: 06/08/2012 a 09/08/2012.

 

2.   

Dados para submissão

Para submissão do trabalho, o autor deverá enviar um e-mail para cientifica.semafon@gmail.com contendo:

·        

Corpo do e-mail: Informações sobre o autor (nome, telefone, e-mail e faculdade) e categoria a qual o resumo será submetido (apresentação oral ou pôster comentado). No caso de trabalhos com mais de um autor, colocar apenas os dados do autor que enviará o email (autor principal);

·        

Anexo: Resumo (.doc), que deverá corresponder às normas descritas abaixo.

O autor principal receberá um e-mail, da Comissão de Trabalhos Científicos, informando o recebimento do resumo.

 

3.   

Normas para submissão

Serão aceitos apenas resumos expandidos, que deverão estar em português. A confirmação do recebimento do trabalho será enviada ao autor principal cadastrado (aquele que enviar o resumo).

Os resumos expandidos deverão conter:

a)   

Título;

b)   

Autor e co-autores: Será considerado autor principal do trabalho aquele cujo nome vier em primeiro lugar. Todos os autores que estiverem discriminados no resumo receberão certificado;

c)   

Palavras-chave: Três palavras relacionadas ao trabalho;

d)   

Corpo do resumo: O resumo deverá ser dividido obrigatoriamente em Introdução, Objetivo, Metodologia, Resultados e Conclusão.

Obs.: Todos os trabalhos submetidos deverão apresentar em seus resumos expandidos os resultados ou resultados preliminares referentes à pesquisa.

 

            Os resumos expandidos deverão estar formatados segundo as seguintes orientações:

·        

De 1000 a 1500 palavras;

·        

Margens superior, inferior e laterais de 3,0 cm;

·        

Fonte Arial, Tamanho 12, Espaçamento de 1,5, Alinhamento Justificado;

·        

Os resumos expandidos poderão conter até 2 gráficos e/ou imagens, desde que compatíveis com os dados de formatação;

·        

Número do parecer de aprovação do comitê de comitê de ética para casos de estudos com seres humanos.

Atenção: Não serão aceitos trabalhos fora da formatação estabelecida.

 

4.   

Avaliação dos trabalhos

Os trabalhos serão avaliados por dois pareceristas que darão nota ao trabalho de acordo com os seguintes critérios:

a)   

Originalidade;

b)   

Relevância científica;

c)   

Interpretação dos dados;

d)   

Coerência;

e)   

Aspectos formais e éticos.

As notas dos dois pareceristas serão somadas e divididas por dois, obtendo-se a média das notas oferecidas. Caso a nota de um parecerista diferir em mais de dois pontos entre a nota do outro, o trabalho será avaliado por um terceiro parecerista e será feita a média das três notas.

Os resumos que receberem nota superior a cinco serão aprovados.

Os resumos que receberem nota inferior a cinco serão reprovados e não poderão ser apresentados no evento.

            A publicação dos trabalhos aprovados será realizada via e-mail.

 

5.   

Informações sobre apresentação

5.1 – Apresentação Oral

            Os trabalhos aprovados deverão ser apresentados numa data pré determinada, que será informada ao autor com antecedência pela Comissão de Trabalhos Científicos, via e-mail.

            As apresentações ocorrerão no Anfiteatro I ou no Auditório V da Faculdade de Ciências Médicas (FCM – Unicamp), sendo os autores organizados conforme listagem que será afixada na entrada principal do evento.

Cada trabalho terá 10 minutos de apresentação, cronometrados.

A apresentação será avaliada por uma banca composta de dois professores, que fará comentários e/ou questionamentos sobre a apresentação.

Cada avaliador fornecerá uma nota de apresentação para cada trabalho.

5.2 – Pôster Comentado

            O pôster deverá ser impresso no tamanho 0,90 x 1,0m (Critério PIBIC / CNPq).

            Os pôsteres ficarão expostos numa data pré-determinada, durante a semana do evento, que será informada ao autor com antecedência pela Comissão de Trabalhos Científicos, via e-mail.

            Os autores serão organizados segundo listagem que será afixada na entrada principal do evento. Dois avaliadores passarão oferecendo nota à apresentação do pôster.

            Os autores deverão, portanto, permanecer ao lado do pôster para esclarecer dúvidas dos participantes do evento, bem como dos avaliadores, durante o período estabelecido para sua apresentação.

 

Atenção: Todos os autores principais que tiverem trabalhos aprovados (tanto na modalidade pôster comentado quanto apresentação oral deverão se inscrever no evento).

 

6.   

Premiação

A nota dos resumos será somada à nota de apresentação, que resultará em uma média final.

As três maiores notas, de cada modalidade (pôster comentado ou apresentação oral), serão premiadas.

 

Atenciosamente,
Comissão Organizadora da X Semafon

Submissão de trabalhos cientifícios