Boletim da FCM destaca modelos para gestão de saúde

A edição de março do Boletim da FCM já está online.

O professor Antonio de Azevedo Barros Filho, do Departamento de Pediatria e do Grupo de Estudos em História das Ciências da Saúde da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, começa contar a história de James Miranda Barry, um médico inglês que entrou na Faculdade de Medicina em Edimburgo com a idade de 14 anos. Aos 17, já graduado, foi para Londres, onde treinou cirurgia nos hospitais St. Thomas e Guy.

Antes dos 21 anos entrou para o exército britânico, onde ficou até a aposentadoria aos 65 anos de idade. Morreu em 1865 e não deixou testamento. Queria ser enterrado da forma em que estivesse vestido, que não mexessem em seu corpo. Aparentemente, a mulher que foi preparar o corpo para o enterro, não sabia dessa determinação. Qual não foi sua surpresa ao descobrir que aquele médico famoso era, na verdade, uma mulher.

"O método Apoio Institucional Paidéia como instrumento de mudança no hospital público" é o tema do mês. Trata-se da tese de doutorado de Márcia Aparecida do Amaral. A segunda parte do artigo"Aspectos atuais da terapêutica neoadjuvante no carcinoma epidermoide do esôfago" é o tema da seção Diretrizes e condutas.

"O cuidado na prática médica" é o texto de Venâncio Pereira Dantas Filho e Flávio César de Sá, professores do módulo de Bioética e Ética Médica da FCM. De acordo com os autores “a medicina nasceu dessa necessidade do cuidado, assumindo esse mister, desde os tempos imemoriais nas figuras dos xamãs e curandeiros tribais. A prática médica representa, nada mais, nada menos, que a acumulação dos recursos utilizados no cuidado que vão se tornando disponíveis com o passar do tempo”.

O método Lean Healthcare de gestão na saúde é abordado na seção Saúde e sociedade por especialistas brasileiros e norte-americanos. Fruto de um intercâmbio com o Massachusetts Institute of Technology, centenas de profissionais participam de um simpósio sobre o tema que acontece no dia 29 de março, no auditório da FCM. “A abordagem Lean Healthcare é uma alternativa de gestão para o Sistema Único de Saúde (SUS), já utilizada em hospitais de vários países e o sucesso se comprova através dos resultados qualitativos e quantitativos. Lembrando que o Pensamento Enxuto é orientado por princípios, com aplicação de um conjunto de boas práticas e performances, respeitando a realidade e necessidade de cada segmento de saúde”, explica o neurologista Li Li Min.

O século XX foi povoado de movimentos de vanguarda nas artes, como o expressionismo, cubismo, surrealismo, e de contracultura nos valores, com os beatniks, existencialistas, hippies e outros. No entanto, ainda hoje, vanguarda e contracultura constituem boas questões sociológicas, pois pouco se sabe sobre como se constituem, reproduzem e dissipam. O "Solar da Fossa" foi a comunidade alternativa da contracultura brasileira comparável ao “Exploding Galaxy”, de Londres, onde o principal mandamento era estabelecer uma revolução nos costumes.

No "Solar da Fossa", cariocas como Paulinho da Viola, curitibanos como Paulo Leminsky, baianos como Caetano Veloso, entre muitos outros, revelaram suas letras e definiram o perfil de uma vanguarda que se consagrou no cenário artístico brasileiro nas décadas seguintes. A história é contato pelo sociólogo Nelson Filice de Barros.

O último artigo do Boletim da FCM de março trata da milésima reunião clínica do ambulatório de medicina do trabalho e apresenta a síndrome do esgotamento profissional como nova modalidade de transtornos mentais dos trabalhadores. Um desafio na área de saúde pública. 

Caso não consiga visualizar, acesse:

http://www.fcm.unicamp.br/boletim/2012/marco/index.html