Pós em Enfermagem realiza primeira defesa de doutorado

Com a pesquisa “Estudo da Variabilidade Circadiana da Temperatura Corporal e Ciclo Vigília-Sono do Estudante Trabalhador Noturno”, de Luciane Ruiz Carmona Ferreira, aconteceu na sexta-feira (16) a primeira defesa de doutorado do programa de pós-graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas. A orientação do trabalho é da professora e pesquisadora Milva Maria Figueiredo De Martino. A defesa foi no anfiteatro da Comissão de Pós-Graduação da FCM.

Devido à crescente industrialização da sociedade, torna-se cada vez mais comum o trabalho em turnos, bem como o desenvolvimento do trabalho noturno, porém com pronunciado efeito negativo no sono, desempenho e saúde. Luciane investigou os padrões do ciclo vigília-sono e a ritmicidade circadiana da temperatura corporal periférica, através das medidas tomadas no punho, de estudantes de enfermagem do período diurno que trabalha no turno noturno.

“A primeira defesa é um marco da efetiva consolidação do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da FCM/Unicamp. Representa um reflexo da excelência almejada para o Programa, bem como da eficiência na formaçãode recursos humanos qualificados. Esses aspectos haviam sido reconhecidos quando recebemos a nota 5,0 na Avaliação Capes para o triênio 2007-2009. Além dessa defesa, estão previstas outras três para acontecerem até março de 2012, corroborando com estas expectativas”, disse Maria Filomena Ceolim, coordenadora do programa de pós-graduação em Enfermagem da FCM.

Texto: Edimilson Montalti - ARP-FCM/UNICAMP

Fotos: Mário Moreira - CADCC-FCM/UNICAMP