Pós-graduação em Enfermagem elege coordenadora e faz aula inaugural

A professora Maria Filomena Ceolim assumiu por mais dois anos a coordenação do programa de pós-graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. A posse ocorreu na manhã desta segunda-feira (28) no Salão Nobre da FCM. No mesmo dia, aconteceu a aula inaugural do curso. A palestrante foi Carmen Scochi, coordenadora da área de enfermagem da Capes.

Filomena agradeceu todas as coordenadoras que a antecederam e fez um balanço dos dois anos de gestão. Na avaliação trienal da Capes a pós-graduação de Enfermagem da FCM ficou com índice 5; o número de bolsas de doutorado passou de 5 para 10; alunos do curso participaram de bolsa sanduíche na Universidade de Laval, Canadá, e no mês de dezembro acontece a primeira defesa de doutorado do curso, da doutorando Luciana Ferreira, orientada pela professora Milva Maria Figueiredo de Martins.

“A nota 5 da Capes é uma herança das gestões anteriores, fruto de muita dedicação e cuidado. O empenho dos alunos junto ao programa é um ponto chave para avançar nos resultados”, disse Filomena.

A coordenadora do curso de graduação em Enfermagem da FCM, Luciana de Lione Melo, parabenizou, também, as gestões anteriores e espera que o curso atinja a nota 6 ou 7 da Capes. A chefe do Departamento de Enfermagem, Maria Isabel Pedreira de Freitas, disse que o doutorando é o esteio que vai consolidar as linhas de pesquisa em andamento do programa e subir o conceito da avaliação.

“No Brasil, só existem 9 cursos de pós-graduação com nota 5. E nós fazemos isso com apenas 22 professores, e no programa de pós-graduação, com menos ainda. Já mostramos do que somos capazes. Não tem desculpa para dizer que vieram aqui apenas para obter um título e ir embora. Vocês, agora, perderam a ingenuidade”, disse Isabel.

Para Carmen Scochi, dois anos na coordenação de um curso de pós-graduação é pouco. É importante a recondução do coordenador no cargo para dar continuidade ao programa, implementar políticas e diretrizes e dar o “tom” nas ações do grupo. “O sucesso de um programa de pós-graduação depende do envolvimento e articulação entre corpo docente e discente. É um processo de construção conjunta para a qualidade e boa avaliação do curso”, explicou Scochi.

A eleição para coordenador do programa de pós-graduação em Enfermagem foi realizada nos dias 12, 13 e 14 de 2011 na Comissão de Pós-Graduação da FCM. A coordenadora-associada para o biênio 2012-2013 é Edineis de Brito Guirardello; membro titular, Roberta Cunha Mateus Rodrigues e suplente Claudinei José Gomes Campos. Como discente para mandato de um ano, Talita Cristina Mansano Schlosser e Vanessa Ferraz Suzuki.

Carmen Gracinda Silvan Scochi é bolsista de produtividade em pesquisa 1B graduada em enfermagem (1975), mestre em enfermagem fundamental (1986) e doutor em enfermagem (1993) pela Universidade de São Paulo. Professora titular da Universidade de São Paulo, pesquisadora 1B do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e consultora ad hoc do CNPq, CAPES, FAPESP, Revista Latino-Americana de Enfermagem (Ribeirão Preto), Acta Paulista de Enfermagem, Revista Brasileira de Enfermagem, Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, Revista Mineira de Enfermagem, Arquivos de Ciências da Saúde e Ciência, Cuidado e Saúde. Tem experiência na área de enfermagem, com ênfase em enfermagem neonatal, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem neonatal, pré-termo, humanização da assistência e enfermagem pediátrica.