A professora e enfermeira Izilda Esmenia Muglia Araujo foi a vencedora da primeira edição do prêmio “Professora Doutora Irma de Oliveira”. Este prêmio foi instituído pela Diretoria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp em conjunto com a coordenação do Curso de Graduação em Enfermagem com o objetivo de reconhecer a dedicação do professor e sua contribuição ao ensino. A professora Eliete Maria Silva, também foi indicada ao prêmio.
A comissão julgadora foi composta pela diretora-associada da FCM, Rosa Inês Costa Pereira, pela coordenada do curso de graduação em Enfermagem, Luciana de Lione Melo e pelo aluno Danilo Donizetti Trevisan. A entrega do prêmio aconteceu na tarde de segunda-feira (21) no anfiteatro da faculdade.
A abertura foi feita pela chefe do Departamento de Enfermagem da FCM, Maria Isabel Pedreira de Freitas. Luciana de Lione Melo disse que a professora Irma de Oliveira ficou honrada em ter seu nome associado a um prêmio tão importante.
“É importante que o prêmio seja individualizado por cursos. As particularidades devem ser reconhecidas e a indicação acontece mais fácil quando nos deparamos com professores da área em questão”, disse a diretora-associada da FCM, Rosa Inês.
Izilda Esmenia Muglia Araujo disse que ficou contente com a indicação, mas queria saber que a indicou e por quê. “Se hoje estou aqui recebendo este prêmio, creio ser fruto das sementes que plantei ao longo da minha vida pessoal e profissional”, disse Izilda.
O grupo da Associação Beneficente Campineira (ABC) do Jardim São Marcos fez uma apresentação de sapateado e hip-hop no encerramento da premiação.
Izilda Esmenia Muglia Araujo possui graduação em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Farmacologia pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (1997) . Atualmente, é professora da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, revisora de periódico da Revista Latino-Americana de Enfermagem e do periódico da Revista da Escola de Enfermagem da USP. Atua principalmente nos seguintes temas: traumatismo, ressuscitação cardiopulmonar, sistema nervoso autônomo e noradrenalina.
Texto e fotos: Edimilson Montalti - ARP-FCM/UNICAMP