Seminário discute formação de técnicos de enfermagem

 

A formação dos técnicos de enfermagem é o tema do seminário nacional “A educação profissional em enfermagem: transformações necessárias” que ocorre nesta quarta-feira (16) no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Participam do seminário palestrantes que pesquisam sobre o tema e têm experiência na educação em enfermagem. O seminário está vinculado ao projeto de pesquisa da pós-doutoranda em enfermagem Cristiane Batista Andrade. A supervisão é da professora Maria Inês Monteiro, do Departamento de Enfermagem da FCM.

De acordo com Cristiane, o que se percebe é o aumento de escolas técnicas de enfermagem, principalmente privadas. A formação, segundo a pesquisadora, é aligeirada e minimalista e nem sempre visa à qualidade da formação profissional. O objetivo disso, na visão da enfermeira da FCM, é inserir rapidamente esse profissional no mercado de trabalho.

“Essa formação deve visar para além das técnicas de enfermagem. Hoje, temos uma política ampla de saúde. Esse profissional deve entender como funciona o Sistema Único de Saúde (SUS) e trabalhar para a construção de uma saúde pautada na ética e na cidadania”, disse Cristiane.

O projeto é dividido em três partes: análise da política de educação na saúde; pesquisa in loco com o programa TEC-Saúde do Governo do Estado do São Paulo e análise de documentos do projeto pedagógico e currículo dos professores; e pesquisa junto à Fiocruz sobre a formação do professor de enfermagem. A pesquisa tem apoio da Capes e do PRÓ-DOC. Um novo seminário deverá ser realizado no próximo ano. A pesquisadora disse que os dados serão divulgados ao final do projeto, mas não definiu a data.

Texto: Edimilson Montalti - ARP-FCM/UNICAMP