A edição de setembro do Boletim da FCM aborda o uso de drogas lícitas e ilícitas por jovens e adolescentes. O tema é aborda por Renata Cruz Soares de Azevedo, professora do Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Segundo a psiquiatra, é urgente uma política nacional de forma articulada para o bem-estar de pacientes dependentes de substâncias psicoativas (SPA) lícitas - álcool, tabaco, medicamentos - e ilícitas - maconha, cocaína, crack, ecstasy, entre outras e seus familiares.
Dois temas são recorrentes nesta edição: a conclusão das diretrizes de câncer de vulva e a continuação da bioética da beira do leito. De cada progresso tecnocientífico resultam adaptações de estratégias da beira do leito. A evolução do conceito de morte encefálica para possibilitar a doação de órgãos para transplante é um exemplo.
A Comissão Setorial de Arquivos da FCM discute um tema atual: a produção e preservação de documentos digitais. Os documentos têm como características principais a unicidade, a integralidade, a confiabilidade e a autenticidade. E o documento digital é aquele documento que, além dessas características, foi originalmente gerado em meio digital (também denominado de nato digital), codificado em dígitos binários, produzido, tramitado e armazenado por sistema computacional. Há uma tabela de temporalidade para esses documentos.
O Centro de Memória da FCM realiza, no dia 19 de outubro, no Salão Nobre da FCM, uma palestra sobre o tema. Inscrições gratuitas no site do Centro de Memória da FCM.
Thiago M. Zago, aluno de medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp recebeu o prêmio SBAIT – EDIÇÃO 2011 “Professor Dr. Mario Mantovani” pelo trabalho Trauma hepático: experiência no tratamento de 748 casos. O prêmio foi entregue pela Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT) em agosto durante a abertura do XIII Congresso Brasileiro das Ligas do Trauma (CoLT) e IV Encontro Nacional da Enfermagem do Trauma, ocorrido em Vitória, ES. Um resumo do trabalho é descrito na edição de setembro do Boletim da FCM.
A médica e historiadora Cristina Brandt Friedrich Martin Gurgel, do Grupo de Estudos História das Ciências da Saúde da FCM, escreve sobre o prêmio Nobel perdido por Carlos Chagas. A indicação de tão importante prêmio, em especial de Medicina, ocorreu pelo menos duas vezes para um brasileiro tão ilustre quanto injustiçado.
Texto: Edimilson Montalti - ARP-FCM