ANÁLISE E MAPEAMENTO DE RISCO A EVENTOS GEODINÂMICOS

Data: 
Fri, 16 Sep 2011

 Palestra

Dia 16 de setembro de 2011 – 10:00 – Auditório do NEPAM

ANÁLISE E MAPEAMENTO DE RISCO A EVENTOS GEODINÂMICOS

Expositores: Prof. Dr. Cláudio J. Ferreira/Denise Rossini Penteado (Instituto Geológico – IG-SP)

A palestra apresentará a experiência do Instituto Geológico no desenvolvimento e aplicação de métodos de análise e mapeamento de risco em escalas regional e local no contexto de cooperação com o projeto temático “Crescimento populacional, vulnerabilidade e adaptação: dimensões sociais e ecológicas das mudanças climáticas no litoral de São Paulo”, apoiado pela FAPESP. Seu conteúdo inclui conceitos e classificações de risco e desastres, diferenças entre as abordagens paramétricas e da paisagem para o mapeamento de risco e modelo utilizado em Sistemas de Informações Geográficas para o mapeamento em escala regional do risco a processos de escorregamento e inundação.

Cláudio J. Ferreira, Pesquisador Científico do Instituto Geológico, da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, desde 1992. Exerceu os cargos de chefe da Seção de Interpretação de Imagens (1995-1997), Diretor da Divisão de Geologia (1997-2000, 2007) e Diretor Geral (2000-2003). Pós-doutorado no Departamento de Engenharia Civil e Estrutural da Universidade de Sheffield, Reino Unido, em geoindicadores e quantificação da degradação ambiental (2008). Doutorado (1997) e Mestrado (1991) em Geociências, área de concentração em Geologia Regional pela UNESP - Rio Claro, onde também obteve a graduação em Geologia (1986). Professor de Geologia Geral e Aplicada para os cursos de Engenharia Civil e de Agrimensura da Faculdade de Engenharia Civil de Araraquara (1987-1992). Especialista em Ensino de Geociências pela UNICAMP (1992). Atua, desde 1996, no estudo de perigos geológicos, análise de risco, cartografia geoambiental e impactos ambientais da mineração. Atuou de 1987 a 1997 no mapeamento de rochas granitóides com ênfase nas relações entre geoquimica e geologia estrutural de granitos cálcio-alcalinos. Professor convidado do curso de especialização Geoprocessamento: princípios e aplicações do SENAC-SP.

Denise Rossini Penteado, graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995) e mestrado em Geografia (A.C. Análise da Informação Espacial) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Atualmente é pesquisador científico - nível IV do Instituto Geológico da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São

Paulo. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: sensoriamento remoto, geoprocessamento, geocartografia, uso e ocupação do solo regional e urbano, expansão urbana, análise ambiental, análise espacial em SIG, análise de risco geológico.

Promoção:

Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM)

Projeto “Urban Growth, Vulnerability and Adaptation: social and ecological dimensions of climate change on the Coast of São Paulo”

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)

Universidade Estadual de Campinas (