A tese de doutorado “Yoga: Caminho Sagrado”, de Thais Adriana Cavalari, orientada pelo professor Adilson Nascimento de Jesus, da Faculdade de Educação da Unicamp e co-orientada pelo professor Nelson Filice de Barros, do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp é o tema do mês da edição de agosto do Boletim da FCM. Thais busca uma visão científica para o Hatha Yoga. A pesquisa contou com auxílio financeiro da CAPES.
Cristina Brandt Friedrich Martin Gurgel, do Grupo de Estudos História das Ciências da Saúde da FCM, conta a origem dos hospitais brasileiros. Ela conta que a primeira instituição hospitalar brasileira (e segunda das Américas) foi fundada por Brás Cubas em 1543, no povoado de Enguaguaçu, litoral paulista. Tal qual o seu modelo português, recebeu o nome de Hospital de Todos os Santos e deu origem à atual cidade de Santos.
A edição de agosto trás a continuação das diretrizes do câncer de vulva e da bioética da beira do leito. A Comissão de Ensino a Distância da FCM relata o andamento de suas atividades e os avanços tecnológicos para ensino semipresencial e a distância.
Ana Luiza de Oliveira e Oliveira escreve sobre a prática fisioterapista nas décadas de 1930 e 1940 em São Paulo que deu origem à profissão de fisioterapia. A história faz parte de sua dissertação de mestrado defendida no programa de pós-graduação em Saúde Coletiva sob a orientação do professor Everardo Duarte Nunes.
O último artigo que fecha esta edição é o relato da homenagem aos aposentados da faculdade no período de junho de 2010 a maio de 2011. O projeto, denominado “Memórias da FCM”, tem por objetivo valorizar a ação de docentes e funcionários por conta de suas aposentadorias e desligamentos funcionais da FCM da Unicamp. Além de se tratar de uma homenagem anual a estes profissionais o projeto visa, também, manter um arquivo de história oral com depoimentos de pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da FCM nas áreas acadêmicas e administrativas.
Se desejar receber as informações por e-mail, escreva para boletim@fcm.unicamp.br.
Texto: Edimilson Montalti - ARP-FCM/UNICAMP