Pediatra norte-americana faz conferência na FCM


Cinnamon Dixon, professora assistente de emergência pediátrica do Cincinnatti Children’s Hospital Medical Center (CCHMC), ligado à Universidade de Cincinnatti, Ohio, nos Estados Unidos, esteve na segunda-feira (15) no Salão Nobre da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp proferindo uma palestra sobre o estágio atual da emergência pediátrica e o desenvolvimento de estratégias de prevenção de acidentes na infância.

Antes da apresentação, Cinnamon conheceu as arenas do complexo de salas da aula da faculdade e parte pediatria, de trauma, ortopedia, cirurgia de urgência e terapia intensiva do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp. De acordo com o professor da disciplina de cirurgia do trauma da FCM, Gustavo Fraga, o contato com a professora norte-americana começou há meses a partir de um e-mail enviado por ela para a CORI da Unicamp. Cinnamon perguntava sobre a Lei que instituía, no Brasil, o uso da cadeirinha para crianças nos carros e como era feito o tratamento de crianças traumatizadas.

“A partir deste primeiro e-mail, os Departamentos de Pediatria e Cirurgia e as áreas de emergência e cirurgia do trauma começaram manter contato com Cinnamon. Nós queremos criar uma aliança com a Universidade de Cincinatti para desenvolver projetos futuros na área de prevenção de trauma pediátrico que é um problema bastante freqüente na região”, explicou Fraga.

Em sua apresentação para alunos de graduação, pós-graduação, residentes, assistentes e docentes da Unicamp, Cinnamon fez uma rápida apresentação sobre ela, o estado de Ohio, a Universidade de Cincinnatti e o Children’s Hospital Medical Center. Autora de inúmeras publicações na área de acidentes pediátricos e membro da Organização Mundial da Saúde (OMS) no Departamento de Prevenção de Traumas e Acidentes em países como Guana e Guatemala, professora de emergência pediátrica disse que no caso de acidentes, as famílias devem ser envolvidas nos cuidados das crianças e saberem o que está sendo feito.

“Nosso lema é tratar todas as crianças e familiares como se fossem nossos. Estou feliz em estar aqui para colaborar com a faculdade e com a Unicamp”, disse Cinnamon

Texto: Edimilson Montalti - ARP-FCM/UNICAMP
Fotos: Mercedes Santos - CADCC-FCM/UNICAMP