Martins Filho toma posse como membro da Academia Brasileira de Pediatria

O professor emérito da Unicamp, ex-reitor e pediatra da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), José Martins Filho tomou posse como membro da Academia Brasileira de Pediatria (ABP) no último dia 13 de maio, durante a assembléia-geral ocorrida em São Paulo. Martins assume a cadeira número 21, cujo patrono é Abelardo Santos. Os médicos Luís Eduardo Vaz Miranda e Luciana Rodrigues Silva também foram eleitos para integrar a ABP.

Na ocasião, a nova diretoria da ABP tomou posse. Fernando José de Nóbrega foi reeleito para o biênio 2011/2013 e continua na presidência. Núbia Mendonça é agora vice-presidente e Júlio Dickstein assume a secretaria-geral.

Sobre os três novos acadêmicos que tomaram posse, Nóbrega disse que são três pessoas de muito valor e que darão contribuições diferentes: dois na área de neonatologia e uma na gastroenterologia. Todos com importante histórico na SBP e em suas sociedades estaduais, e com grande produção científica. “Será enriquecedor para a ABP e também para os que estão chegando, que vão participar de um grupo importante da pediatria brasileira”, comentou o diretor da ABP.

Em funcionamento desde 1997, a Academia Brasileira de Pediatria congrega 30 pediatras, escolhidos em ampla consulta, com a participação das filiadas. Os acadêmicos são, na opinião de seus colegas, um grupo que bem representa a pediatria brasileira, do ponto de vista pessoal e profissional. Representam um patrimônio de cultura, civilidade e serviço à sociedade, que ultrapassa a dimensão puramente técnica da profissão. Entre suas principais atividades, a Academia tem participado ativamente da constituição do Memorial da Pediatria Brasileira.

“A academia é uma honraria muito grande. São apenas 30 cadeiras e o cargo é vitalício. Somente após a morte de um acadêmico é que outro assume. Vou assessorar a Academia, participar de reuniões e fazer conferências em escolas, colégios, igrejas e o onde mais me convidarem para participar de debates sobre a criança”, disse Martins.

De 21 a 23 de outubro, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, acontece o 10º Fórum da Academia Brasileira de Pediatra. O tema será “As transformações da família e da sociedade e seu impacto na infância e juventude”. A programação e a inscrição estão disponíveis no site do Fórum.

Texto:Edimilson Montalti - ARP/FCM-UNICAMP
Fotos: ABP